Maçã

A maçã, fruto da macieira, auxilia no bom funcionamento intestinal, além de ter uma ação benéfica para o coração.

Maçã, fruto da macieira, é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, considerada a “rainha das frutas européias”. Embora a Bíblia não relate, algumas pessoas acham que o fruto proibido que Adão e Eva comeram era uma maçã. De fato, a fruta tem sido ao longo de milhares de anos, um alimento com bons valores nutritivos, sendo consumida principalmente na Ásia, Europa e Estados Unidos, uma vez que a maçã é típica de climas temperados.

Existem mais de 7.500 espécies de maçãs; as mais cultivadas são a maçãs gala, golden delicious e fuji. Cada espécie necessita de um número importante de horas de frio: as variedades da família gala, por exemplo, necessitam de um inverno com cerca de 700 horas de frio (temperatura abaixo de 7,2 ºC). Seu período de safra vai de janeiro a abril.

A maçã é uma boa fonte de vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais, como Fósforo e Ferro. A fruta contém um alto teor de pectina em sua casca, polissacarídeo que dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol; ocasionando assim, um efeito acentuado para emagrecimento. A maçã também auxilia no bom funcionamento intestinal, além de ter uma ação benéfica para o coração.

As maçãs são amplamente consumidas in natura. Nesse caso, é recomendável ficar atento ao aspecto da casca, se a polpa está firme e sem rachaduras. Também é aconselhável consumir a fruta com a casca, uma vez que nela está presente a maior parte das vitaminas e sais minerais. A maçã também pode ser usada na fabricação de doces, geléias, compotas, tortas, chás e, até mesmo, de bebidas alcoólicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Maçã
Maçã
Publicado por: Tiago Dantas

Assuntos Relacionados