Macaúba

A macaúba é uma palmeira pertencente à família Arecaceae, e de nome científico Acrocomia aculeata. Nativa do Brasil, essa palmeira pode ocorrer em todos os estados brasileiros, mas é encontrada com maior frequência nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Essa palmeira pode atingir até 15 metros de altura e é bastante resistente a queimadas e secas. Algumas espécies da família apresentam espinhos longos e pontiagudos ao longo do caule ou na base de suas folhas. Suas flores são agrupadas em cachos, e seus frutos são globosos, com polpa comestível de sabor adocicado, rica em glicerídeos e muito apreciada por humanos e pela fauna.

Comunidades do Pantanal mato-grossense utilizam as folhas da macaúba como forrageio para animais e também para retirar fibras destinadas à produção de linhas, redes e cordas. O pecíolo das folhas é utilizado para a confecção de balaios, cestos e chapéus, e o tronco é usado para moirões, calhas e na construção de casas. Da palmeira também se extrai o palmito, que é muito consumido pelas comunidades onde há grande incidência da palmeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa palmeira aproveita-se praticamente tudo, inclusive o fruto, que é a parte mais representativa economicamente. A polpa de seus frutos, por ser muito oleosa, é empregada na engorda de animais, principalmente suínos. O óleo extraído da polpa também é empregado na alimentação humana, na indústria química, na fabricação de cosméticos, ceras e biodiesel.

Estudos realizados por pesquisadores brasileiros apontam a macaúba como a nova aposta para alavancar a produção de biodiesel no Brasil. Atualmente, no país, a posição de destaque para a produção de biodiesel fica com a soja e o dendê, mas, embora a macaúba tenha um potencial menor para a produção de óleo, ela ganha pelo volume. Enquanto a soja rende mil litros de óleo por hectare, a macaúba rende cinco mil litros de óleo por hectare.             

O endocarpo do fruto da macaúba também está sendo estudado como forma de produzir carvão vegetal. Além disso, ele está sendo considerado superior ao carvão da madeira do eucalipto.

A macaúba é uma palmeira cujos frutos têm grande potencial na produção do biodiesel
A macaúba é uma palmeira cujos frutos têm grande potencial na produção do biodiesel
Publicado por: Paula Louredo Moraes