Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Manguezais

Manguezais

Os manguezais mediam o contato entre os cursos hídricos fluviais e o mar. Eles abrigam uma enorme diversidade de animais.

Os manguezais são ecossistemas típicos de regiões tropicais litorâneas, caracterizando ambientes aquáticos nos quais mediam o contato entre os cursos hídricos fluviais (água doce) com o mar (água salgada).

O solo desses locais é geralmente lamacento, semelhante à configuração pantanosa, rico em matéria orgânica, servindo de substrato para o desenvolvimento de vegetações específicas, tolerantes à salinidade e possuindo órgãos vegetativos com adaptação pouco comum, como é observado por meio das raízes respiratórias responsáveis pela captação de oxigênio (pneumatóforos) e formas que permitem a fixação do vegetal.

Esses locais são de grande importância para a fauna aquática, abrigando uma enorme diversidade de animais, que buscam esse ecossistema para se reproduzirem. Tendo também relevância econômica visando às atividades voltadas para a aqüicultura, se estimado o seu potencial produtivo, já que o mangue é considerado o berço da vida aquática, limite entre a terra e a água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Caracterização de um mangue.
Caracterização de um mangue.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Assuntos Relacionados