Maracujá

O maracujá é uma fruta típica da América Tropical e Subtropical. É uma ótima fonte de vitamina C e possui alcaloides e bioflavonoides que são propriedades calmantes.

Maracujá
Maracujá

Maracujá (do tupi mara kuya, que significa "fruto que se serve") é um fruto redondo, amarelo quando maduro e com muitas sementes, produzido pelo maracujazeiro. A fruta é típica da América Tropical e Subtropical; os maiores produtores são: Peru, Venezuela, África do Sul, Sri Lanka, Austrália, além do Brasil, que é o maior produtor mundial.

O maracujazeiro é uma planta trepadeira e de crescimento vigoroso contínuo. Seus frutos, quando maduros, desprendem e caem no chão; o período de colheita do maracujá ocorre de seis a nove meses após o plantio. Existem três tipos de maracujás: o maracujá amarelo, que corresponde a 95% do tipo cultivado no Brasil, portanto, é o mais importante comercialmente; o maracujá roxo, indicado para regiões de climas mais frios; e o maracujá doce, próprio para o consumo como fruto fresco.

O maracujá é utilizado principalmente na fabricação de sucos e doces, além de ser consumido em seu estado natural. A fruta é uma ótima fonte de vitamina C, fundamental para o bom funcionamento do organismo. Além disso, também possui quantidades significativas de vitaminas do Complexo B (B2 e B5), Ferro, Cálcio e Fósforo. Os poderes sedativos do maracujá são muito conhecidos. Essa propriedade calmante se dá devido às substâncias alcalóides e bioflavonóides que atuam sobre o sistema nervoso central.

No Brasil, os maiores produtores de maracujá são os Estados do Pará, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Na hora da compra, é recomendável escolher as frutas com casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados