Marmelo

Marmelo é o fruto do marmeleiro (Cydonia oblonga), uma árvore de tamanho médio e natural do Cáucaso, uma região da Ásia ocidental localizada entre os mares Cáspio e Negro. O marmeleiro é uma planta típica de climas temperados e bastante exigente em tratos culturais. A mesma foi introduzida no Brasil, em 1532, por Martim Afonso de Souza, tendo sido, inclusive, o primeiro produto de exportação paulista, antes mesmo do café.

O marmelo possui um formato semelhante ao da pêra, medindo entre 7 a 12 cm de largura por 6 a 9 cm por altura. A fruta possui uma coloração amarelo-dourada, característica que faz com que o marmelo seja conhecido como “pomo dourado”. Sua polpa é rígida e muito aromática.

Sabe-se que a fruta é adstringente e fortificante do aparelho digestivo. A mesma não é consumida in natura, porém sua polpa é empregada na fabricação de doces e da famosa marmelada, um purê de marmelo cozido com açúcar.

Os maiores produtores da fruta são: Turquia, China, Marrocos, Argentina, Irã, Peru, Uruguai e Chile. No Brasil, o maior produtor é o Estado de Minas Gerais, seguido pelo Rio Grande do Sul.
Marmelo
Marmelo
Publicado por: Tiago Dantas

Assuntos Relacionados