Melão

Melão
Melão

Melão é a fruta do meloeiro, planta pertencente à mesma família da melancia e do pepino. É originário da África e da Ásia, suas variedades são inúmeras, sendo que todas apresentam frutos de forma esférica, casca espessa, polpa carnosa e suculenta. Algumas de suas características como a cor, a textura da casca, a cor e o sabor da polpa dependem do cultivar.

Os dois grupos existentes de variedades híbridas da planta são: o melão-valenciano (espanhol), cultivado no Brasil e o melão-cantalupe (americano), cultivado nos Estados Unidos.

O fruto é fonte de fibras, vitaminas A, C e do complexo B. Contém fósforo, cobre, enxofre e ferro, é rico em cálcio, bom para os ossos e dentes. Devido o sabor suave e a abundância de água em seu interior, já que é composto por 90% de água, o melão é muito apreciado na forma de refrescos, o que lhe confere propriedades hidratantes.

No Brasil, a safra do melão compreende os meses de outubro a janeiro. Os frutos podem ser colhidos aproximadamente três meses e meio após o plantio. O cultivo começou nos primeiros anos da década de 60, antes dessa data os melões disponíveis no mercado brasileiro eram importados, originários principalmente do Chile e da Espanha.

Em geral, o melão é consumido ao natural como entrada ou sobremesa, possui propriedades calmantes, laxativas e diuréticas. É indicado em casos de gota, reumatismo, artrite, prisão de ventre.

Ao comprá-lo atente para alguns cuidados que garantem se a fruta está boa para o consumo. Quando maduro, o melão apresenta as seguintes características: casca firme, cor forte, perfume suave e agradável, não deve apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos. Conserve-o em local fresco e arejado, se estiver maduro, guarde-o na geladeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados