Memória

“A memória ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses.”

A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las. Ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses.

Quando captamos informações através dos órgãos visuais elas são encaminhadas para diferentes partes do córtex visual. O córtex frontal recebe informações operacionais de curto prazo como as de utilização imediata. Tais informações são encaminhadas para o hipocampo que é responsável pelo armazenamento em longo prazo que utiliza fatores emocionais vinculados a tais informações para que estas possam ser reativadas quando requeridas.

Os fatores emocionais que auxiliam no processo de memorização são formados por conexões neurais localizadas na amídala permitindo a ação rápida. No cerebelo e nos gânglios basais são memorizados habilidades e hábitos inconscientes como andar de bicicleta, dirigir e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Através de doenças neurológicas, distúrbios psicológicos, problemas metabólicos, intoxicações, álcool, drogas, medicamentos, fumo e cafeína o processo de memorização pode ser comprometido, de forma natural o córtex cerebral vai se desgastando e tende a reduzir suas atividades e tais fatores podem acelerar este processo e torná-lo precoce. Para melhorar e incentivar o bom funcionamento do córtex pode-se utilizar além de alimentação saudável, boas noites de sono, técnicas mentais como exercícios de relaxamento, associação de fatos a imagens, fazer leituras em voz alta, anotar fatos que julgar importantes, anotar idéias entre outras.

Publicado por: Gabriela Cabral
Processos de memorização.
Processos de memorização.

Assuntos Relacionados