Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Nervos cranianos

Nervos cranianos

Os nervos cranianos são encontrados, nos seres humanos, em 12 pares e recebem essa denominação porque são nervos que estão conectados ao encéfalo.

O sistema nervoso é um importante sistema do nosso corpo, pois forma uma verdadeira rede de comunicação. Ele pode ser dividido em dois: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. No sistema nervoso periférico, temos os nervos e os gânglios. Os nervos são agrupamentos de fibras nervosas, formadas por axônios e as bainhas que as envolvem.

Leia também: Nervos

Os nervos podem ser classificados em cranianos e espinhais. Os nervos cranianos são aqueles que possuem ligação com o encéfalo, enquanto os espinhais se conectam à medula espinhal. Nos seres humanos, observamos 12 pares de nervos cranianos.


Nervos cranianos

Como dito anteriormente, os nervos cranianos são aqueles que possuem ligação com o encéfalo. A maioria desses nervos sai da região denominada tronco encefálico. Temos 12 pares de nervos cranianos, os quais serão citados a seguir:


I. Nervo Olfatório

O nervo olfatório é exclusivamente sensitivo e está relacionado com a condução dos impulsos olfatórios, ou seja, com a nossa capacidade de perceber os cheiros. As terminações desse nervo situam-se na mucosa nasal.


II. Nervo Óptico

Esse nervo é também sensitivo e se relaciona com os impulsos visuais, ou seja, com a nossa capacidade de visão.


III. Nervo Oculomotor;  IV. Nervo Troclear; VI. Nervo Abducente

Os nervos oculomotor, troclear e abducente são responsáveis pela movimentação dos olhos.


V. Nervo Trigêmeo

É predominantemente um nervo sensitivo, porém possui também função motora. O nervo trigêmeo está relacionado com a sensibilidade da pele da face e do couro cabeludo e também é responsável por inervar os músculos que garantem a movimentação da mandíbula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


VII. Nervo Facial

É um nervo essencialmente motor, mas também apresenta função sensitiva. Esse nervo possui fibras encontradas nos músculos da face, ajudando, desse modo, na formação das nossas expressões faciais. Ele também se relaciona com a percepção de gosto na língua.


O nervo facial ajuda na formação das nossas expressões faciais


VIII. Nervo Vestibulococlear

É um nervo sensitivo relacionado com a audição e também com o equilíbrio.


IX. Nervo Glossofaríngeo

Esse nervo atua na percepção do gosto no terço posterior da língua, inerva músculos que auxiliam o movimento da faringe e inerva a glândula parótida.


X. Nervo Vago

É um nervo extremamente complexo e que se caracteriza por inervar as vísceras torácicas e grande parte das abdominais. É, sem dúvidas, um dos nervos cranianos mais importantes.


XI. Nervo Acessório

É um nervo motor que inerva músculos esqueléticos, tais como os músculos trapézio e esternoclidomastóideo.


XII. Nervo Hipoglosso

É um nervo motor relacionado com a movimentação da língua.

Curiosidade: O número de cada nervo indica a sequência em que ele aparece conectado ao encéfalo (sentido crânio-caudal).

Os nervos cranianos são aqueles que se conectam ao encéfalo
Os nervos cranianos são aqueles que se conectam ao encéfalo
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados