Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Níveis tróficos

Níveis tróficos

Os níveis tróficos incluem organismos com hábitos alimentares semelhantes. Todas as plantas, por exemplo, estão agrupadas no mesmo nível trófico, pois são autotróficas.

Níveis tróficos
Organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes possuem o mesmo nível trófico

Ao analisar uma cadeia ou uma teia alimentar, estamos observando as relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema, ou seja, a transferência de energia alimentar de um ser vivo para outro. Nas cadeias e teias alimentares, é possível perceber diferentes níveis tróficos.

O que são níveis tróficos?

Os níveis tróficos nada mais são do que grupos de organismos que possuem hábitos de alimentação semelhantes e que conseguiram seu alimento pelo mesmo número de passos em uma cadeia alimentar. Todas as plantas, por exemplo, ocupam o mesmo nível trófico, assim como todos os animais herbívoros.

Três principais níveis tróficos

Os níveis tróficos podem ser divididos em três:

  • Produtores: são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos. Os organismos produtores são a base da cadeia alimentar, ocupando, portanto, o primeiro nível trófico. Nesse grupo, encontram-se organismos como as plantas e as algas.

  • Consumidores: são organismos heterotróficos, ou seja, organismos incapazes de produzir seu próprio alimento e que necessitam da ingestão de matéria orgânica para produzir a energia necessária para a realização de suas atividades. Os consumidores podem ser classificados em primários, secundários, terciários e assim por diante. Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Decompositores: Organismos decompositores também são organismos heterotróficos, entretanto, diferentemente dos consumidores, eles realizam o processo de decomposição. Entre os principais decompositores, destacam-se as bactérias e fungos, que garantem que alguns importantes nutrientes presentes nos restos de seres vivos sejam devolvidos ao ambiente.

Observe a cadeia a seguir e tente identificar seus níveis tróficos:

Observe a cadeia alimentar acima e identifique os diferentes níveis tróficos
Observe a cadeia alimentar acima e identifique os diferentes níveis tróficos

Observa-se que, na cadeia acima ilustrada, temos os fitoplânctons como produtores, o krill como consumidor primário, o pinguim como consumidor secundário e a foca como consumidor terciário. A cadeia acima não mostra os decompositores, mas eles atuam em todos os níveis, decompondo a matéria orgânica.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados