Osmose

Osmose é o processo em que a água move-se, sem gasto de energia pela célula, do meio menos concentrado para o mais concentrado através de uma membrana seletivamente permeável.

Osmose é um processo de difusão da água através de uma membrana semipermeável e ocorre da solução menos concentrada para a mais concentrada. Esse processo é um tipo de transporte passivo, pois, durante a osmose, a célula não gasta energia.

Como acontece a osmose?

A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada. A solução mais concentrada apresenta maior concentração de soluto (material que está dissolvido em outro) e menor concentração de água, enquanto a menos concentrada apresenta maior concentração de água livre e menor concentração de soluto.


A osmose acontece até que a concentração iguale-se nos dois lados da membrana.

Nesse caso, a água tende a se difundir através da membrana, indo do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. A difusão da água acontece até o momento em que a concentração dos dois lados da membrana esteja igual.

Leia também: A água como solvente

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Osmose em células animais e vegetais

A osmose acontece em células de diferentes organismos. A seguir, falaremos a respeito da osmose em células animais e vegetais:

  • Célula animal – Quando a célula animal encontra-se em uma solução isotônica (solução que apresenta mesma concentração do que o interior da célula), a água flui entre a membrana plasmática na mesma proporção para dentro e para fora da célula. Em solução hipotônica (solução que apresenta concentração menor do que o interior da célula), ocorrerá uma entrada de grande quantidade de água por osmose na célula, o que vai levá-la a uma lise (rompimento da membrana). Já quando a célula animal é colocada em uma solução hipertônica (solução que apresenta concentração maior do que o interior da célula), ela irá perder água por osmose para o ambiente e irá murchar.

Observe como a célula animal comporta-se em meios com diferentes concentrações.
Observe como a célula animal comporta-se em meios com diferentes concentrações.

  • Célula vegetal – Nas células vegetais, observa-se que a osmose promoverá resultados diferentes, em decorrência da presença de uma parede celular. Na solução hipotônica, a água entra na célula, porém a presença da parede impede que ela se rompa, como ocorre com a célula animal. Nesse ponto, dizemos que as células estão turgidas. Na solução hipertônica, a célula perde água e observa-se que a membrana plasmática desgruda-se da parede celular. Nesse caso, temos o fenômeno plasmólise. No ambiente isotônico, a entrada e a saída de água acontecem na mesma proporção. Nesse caso, a célula fica flácida.


Observe como a célula vegetal comporta-se em meios com diferentes concentrações.

Exemplo de osmose no nosso dia a dia

A osmose ocorre com frequência em nosso dia a dia. Quando temperamos uma salada de alface com sal, por exemplo, vemos que logo as folhas murcham. Isso ocorre em decorrência de a alface perder água por osmose para o meio, que, no caso, está mais concentrado (rico em sal).

Leia também: Osmorregulação nos peixes

Resumo

A osmose é um processo de difusão da água através de uma membrana seletivamente permeável. Nessa difusão, observa-se a movimentação do solvente do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Essa movimentação da água acontece até que as concentrações dos dois lados da membrana estejam iguais. A osmose pode ser observada no nosso dia a dia, quando, por exemplo, colocamos sal em uma salada, fazendo com que os vegetais ali presentes percam água por osmose para o meio externo (mais concentrado) e murchem.

Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados