Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Reprodução
  4. Ovos e tipos de segmentação

Ovos e tipos de segmentação

Os ovos e os tipos de segmentação apresentam uma relação bastante íntima, uma vez que a quantidade e a distribuição do vitelo determinam o tipo de clivagem que ocorrerá.

Até se tornar um indivíduo multicelular, o zigoto passa por diversas transformações que caracterizam o período conhecido por desenvolvimento embrionário. Esse desenvolvimento inicia-se com a divisão do zigoto e a formação de várias células (blastômeros) em um fenômeno conhecido como segmentação ou clivagem.

A segmentação ocorre de diferentes maneiras, a depender do tipo de ovo analisado, e está relacionada com a quantidade de vitelo presente no citoplasma. De acordo com a quantidade e a forma como o vitelo está distribuído, os ovos podem ser classificados em quatro grupos principais:

→ Ovo oligolécito ou isolécito: possuem pouco vitelo e este se encontra distribuído de forma relativamente homogênea.

→ Ovo mesolécito ou heterolécito: apresentam uma quantidade considerável de vitelo, que se encontra distribuído de maneira heterogênea no citoplasma. O lado que possui maior quantidade de vitelo é chamado de polo vegetativo, enquanto o outro lado é chamado de polo animal.

→ Ovo megalécito ou telolécito: possui uma grande quantidade de vitelo, que empurra o núcleo para uma região mais periférica e próxima à membrana plasmática (disco germinativo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Ovo centrolécito: possui uma quantidade considerável de vitelo, que fica localizado na região central do ovo.

Analisando-se os diferentes tipos de ovos, é possível observar dois tipos de segmentação: a holoblástica e a meroblástica. A segmentação holoblástica pode ser ainda classificada em igual e desigual, e a segmentação meroblástica pode ser dividida em discoidal e superficial.

A segmentação holoblástica, também chamada de total, apresenta divisões em todo o ovo. Na segmentação holoblástica igual, que ocorre em ovos oligolécitos, observa-se uma divisão que forma blastômeros que apresentam relativamente o mesmo tamanho. Já na segmentação holoblástica desigual, que ocorre nos ovos mesolécitos, observa-se a formação de células pequenas (micrômeros) no polo animal e células maiores (macrômeros) no polo vegetativo.

A segmentação meroblástica, também chamada de parcial, apresenta divisões apenas na região sem vitelo. Na segmentação meroblástica discoidal, que ocorre em ovos megalécitos, a divisão ocorre na região do disco germinativo. Já na segmentação meroblástica superficial, que ocorre nos ovos centrolécitos, percebe-se que a divisão acontece na região periférica do ovo.

Durante o desenvolvimento embrionário, várias transformações ocorrem no zigoto
Durante o desenvolvimento embrionário, várias transformações ocorrem no zigoto
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados