Pampas

Localizado no Rio Grande do Sul, e abrangendo áreas do Uruguai e Argentina, os Pampas, ou campos do sul, é a única grande área natural restrita a um único estado brasileiro, esta caracterizada pela vegetação herbácea e pela presença, embora mais rara, de arbustos em suas paisagens. Como a existência de árvores é quase nula, são também chamados de campos limpos. Unha-de-gato, cedro e angico-vermelho são algumas delas, presentes em matas ciliares ou de galeria, e que acompanham os rios. Suas áreas alagadas são denominadas banhados, e são protegidos por lei.

Essa região é predominantemente de planícies, mas também apresenta serras, morros rupestres, coxilhas, dunas e manchas de areia. Seu clima é temperado, com temperatura média de 20°C, chegando a 35°C no verão, e com geadas e neve na época de inverno: momento de maior concentração de chuvas.

Com aproximadamente 180.000 km2, abriga a maior porcentagem do aquífero Guarani, e tem cerca de 800 espécies de gramíneas, 200 de leguminosas e 70 de cactos; além de 385 de aves e 90 de mamíferos, sendo alto o número de espécies endêmicas (que vivem somente naquela região) e, também, em extinção. Garça, marreco, quero-quero, tatu, guaxinin, veado, onça-pintada, jaguatirica, lontra, macaco-prego, guariba, preguiça, tamanduá, capivara, lobo guará, veado campeiro, tuco-tuco, papa mosca do campo, e curruira do campo, são alguns representantes da fauna local.

Nos Pampas, a agropecuária tem bastante força, o que vem provocando problemas ambientais, como a erosão do solo. Cerca de 50% deste, é ocupado por áreas rurais: valor relativamente pequeno, se comparado aos outros biomas. Entretanto, os Pampas é o que possui menor porcentagem territorial destinada à conservação e um dos menos estudados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia





Paisagem típica dos pampas gaúchos.
Paisagem típica dos pampas gaúchos.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados