Pantanal

O Pantanal é um bioma que se localiza na região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se em território boliviano, argentino e paraguaio, e ocupando cerca de 240.000 km2. Considerada a maior região alagável do planeta, apresenta áreas inundadas ricas em gramíneas, arbustos e árvores, em épocas chuvosas (entre outubro e abril); e pequenas lagoas em toda a sua extensão em épocas mais secas, sendo este um momento propício para a ocorrência de queimadas. Durante o período da cheia, que abrange os meses de janeiro a março, é que ocorre a piracema.

Possui cerca de 180 rios em toda a sua extensão, que se desembocam no Rio Paraguai: o mais importante desses. Está cercado pelas Serras dos Parecis, Azul, Roncador, Maracajú, Bodoquema, e pelos chacos. Possui grande diversidade e riqueza, tanto de espécies animais quanto vegetais, sendo, inclusive, o bioma que abriga o maior número de aves em todo o continente.

Peixe dourado, pacu, jaú, pintado, surubim, lambari e piranha; garça, tuiuiú, arara, colhereiro, saracura, jaburu e pato-selvagem; capivara, tamanduá, onça, ariranha, macaco, veado e porco-do-mato; jacaré caiman e do papo amarelo, teiú e serpentes de todos os tamanhos; foi-não-foi, rã-assoviadeira, dentre outros, são alguns representantes vertebrados (há aproximadamente 260 espécies de peixes, 670 de aves, 110 de mamíferos, 177 de répteis e 40 de anfíbios). Buriti, carandá, samaúma, ipê amarelo, palmeira, manduvi e diversas outras plantas (cerca de 3500 espécies), são os produtores das cadeias alimentares deste bioma.

Observando esta relação, percebe-se que muitas dessas espécies também são encontradas no Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Chaco. Isto se dá ao fato de que o tipo de solo, e o nível de inundação, conferem paisagens distintas. Em razão de tal particularidade, este território é dividido em sub-regiões, de acordo com essas características.

A principal atividade do Pantanal – a agropecuária, e também os garimpos, têm tido uma participação muito forte quanto ao desmatamento e assoreamento dos rios. Agrotóxicos oriundos das lavouras, a caça predatória, pesca ilegal e, em menor escala, o contrabando, também vêm impactando este ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

O Pantanal tem como principal característica sua capacidade de inundação.
O Pantanal tem como principal característica sua capacidade de inundação.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados