Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Gravidez
  4. Parto de cócoras

Parto de cócoras

O parto de cócoras é um tipo de parto normal no qual a mulher assume tal posição, utilizado deste os tempos remotos pelos povos indígenas. Conferindo uma maior separação das articulações entre os ossos da pelve, relaxamento dos músculos perineais e consequente aumento de diâmetro da vagina de forma mais natural; permite com que o bebê nasça com mais facilidade. Tende a ser mais rápido, não comprime determinados vasos, confere menor dor, e geralmente não há necessidade de episiotomia (corte vaginal). A recuperação imediata, e a possibilidade de participação do companheiro, proporcionando apoio e segurança, são outras de suas vantagens.

É indicado para mulheres saudáveis cujo bebê está na posição cefálica (de cabeça para baixo) tendo, quando necessário, uma banqueta especial para auxiliar neste momento. Na maioria dos locais nos quais este parto é feito, há encontros periódicos cujas mães e pais são orientados. As gestantes também praticam exercícios, a fim de fortificar os músculos dos membros inferiores e também melhorar seu condicionamento físico, no momento de dar a luz.

Entretanto, nem todas as clínicas possuem a tal banqueta, e existem poucos médicos habituados em fazer esse tipo de parto. Assim, caso a gestante deseje ter seu filho desta forma, deve preparar com antecedência tais questões. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia




Médicos afirmam que o parto de cócoras é menos traumático à criança.
Médicos afirmam que o parto de cócoras é menos traumático à criança.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados