Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Vegetais comestíveis
  4. Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)

Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)

Mesmo ignoradas como alimento por muitas pessoas, as Pancs, plantas alimentícias não convencionais, são vegetais comestíveis que ganham espaço na culinária.

O Mitsubá é uma planta muito semelhante à salsa que pode ser usada na alimentação
O Mitsubá é uma planta muito semelhante à salsa que pode ser usada na alimentação

Muitas vezes, observamos algumas plantas e não imaginamos que possam ser utilizadas na culinária. Estamos tão acostumados com determinadas espécies vegetais que podemos não estar abertos a conhecer novos sabores. A seguir, apresentaremos as Pancs, plantas alimentícias não convencionais.

O que são Pancs?

A sigla Panc (planta alimentícia não convencional) surgiu em 2008 e foi proposta por Valdely Ferreira Kinupp. Essa denominação engloba plantas e partes de plantas que, apesar de serem comestíveis, não são utilizadas frequentemente pela população como alimento.

Para chamar uma planta de Panc, no entanto, é importante analisar o local em que essa espécie é encontrada. Em algumas regiões, uma determinada planta pode ser consumida por uma grande parcela da população e, por isso, não ser considerada uma Panc, entretanto, em outras áreas, ela assume essa denominação por seu uso ser ignorado na culinária daquela região.

Podemos considerar que as Pancs são “matinhos” ou plantas daninhas?

Muitas pessoas pensam que as Pancs são mato ou plantas daninhas, que não são plantadas e surgem sozinhas no ambiente. Entretanto, nem toda Panc apresenta essa característica, já que algumas plantas cultivadas também são denominadas dessa forma.

Esse pensamento pode ser muito prejudicial à população, uma vez que pode levar as pessoas a consumirem plantas que causam danos à saúde. Todas as Pancs utilizadas na alimentação são bem conhecidas quimicamente, o que garante segurança na sua ingestão. Sendo assim, é fundamental não ingerir nenhuma planta que não se conheça, a fim de evitar processos alérgicos e intoxicações graves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como posso preparar uma Panc?

As Pancs são frequentemente ingeridas em saladas, sucos ou refogadas, entretanto nem todas as plantas podem ser consumidas da mesma forma. Existem aquelas espécies cuja forma de ingestão dependerá apenas do prato que se deseja preparar; outras, no entanto, devem ser obrigatoriamente cozidas. O cozimento, em alguns casos, é fundamental para eliminar alguma substância tóxica.

Conhecendo algumas Pancs

Algumas Pancs são bastante conhecidas da população, apesar de ainda serem ignoradas na culinária. Conheça cinco dessas plantas que podem hoje mesmo ser incluídas em seu cardápio:

  1. Mitsubá (Cryptotaenia japonica): Essa planta é parecida com a salsa (ver foto no início do texto) e é tradicionalmente utilizada na culinária japonesa. Ela pode ser usada em sucos, mas não se recomenda seu cozimento por causa da mudança no sabor.

  2. Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata, Pereskia bleo e Pereskia grandifolia): Uma das Pancs mais conhecidas. Destaca-se por ser rica em proteínas e fibras. Ela pode ser usada em recheios, feijão e polenta.

  3. Palma (Nopalea cochenillifera): É um tipo de cacto que pode ser consumido em refogados e até mesmo sucos.

  4. Azedinha (Rumex acetosella): Pode ser usada em saladas, pratos doces e sucos. Essa espécie, como o nome sugere, apresenta sabor ácido.

  5. Vinagreira (Hibiscus sabdariffa e H. Acetosella): Utilizam-se os frutos desidratados dessa planta para fazer chá. Também é utilizada em sucos e geleias.

Assuntos Relacionados