Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Predatismo

Predatismo

O predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica em que uma espécie animal (predadora / caçadora), decorrente ao instinto de sobrevivência, captura e mata outra espécie de nível trófico inferior (presa), para dela se alimentar.

Esse tipo de relação ocorre principalmente em seres carnívoros (leão, lobo, tigre, homem), contudo também entre os herbívoros. Neste caso, com denominação de herbivorismo, bem caracterizado pelo ataque de formigas, gafanhotos ou lagartas a uma lavoura, destruindo velozmente uma cultura.

Dessa forma, o ato predatório do ponto de vista particular, favorece a espécie predadora, enquanto as presas são desfavorecidas. E do ponto de vista ecológico, o predatismo representa um mecanismo que regula a densidade populacional mediante uma cadeia alimentar, controlando a quantidade de indivíduos de uma determinada comunidade.

Contudo, evolutivamente surgiram adaptações desenvolvidas pelas presas utilizadas como defesa à predação, por exemplo, o mimetismo, a camuflagem e o aposematismo (cores de advertência), formas que permitem às presas escaparem de um ataque e assim prolongar a existência de seu genótipo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um interessante aspecto de predação ocorre quanto à inversão trófica, relacionada ao hábito de alguns organismos em princípios produtores (autotróficos), alimentando-se de organismos consumidores. Um caso particular envolvendo plantas carnívoras, com adaptações e reações metabólicas enzimáticas capazes de degradar pequenos insetos.

Consumidor primário sendo predado por um consumidor carnívoro, topo de cadeia alimentar, e sua prole.
Consumidor primário sendo predado por um consumidor carnívoro, topo de cadeia alimentar, e sua prole.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados