Protozoários

Na classificação dos seres vivos em cinco reinos, os protozoários, assim como as algas, pertencem ao Reino Protoctista. Ele é considerado um grupo artificial, uma vez que a origem de seus representantes não é única, ou seja: não parte do mesmo ancestral.

Os protozoários, apesar de também serem unicelulares, como as bactérias, são eucarióticos. Esses organismos vivem, geralmente, em água-doce, mas também são encontrados em água salgada, regiões lodosas e solo úmido; e alguns são parasitas, como o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

São heterotróficos, utilizando o fagossomo - que se transforma em um vacúolo digestivo - para sua digestão intracelular. Além disso, alguns possuem vacúolos contráteis, auxiliando na expulsão de água em excesso, acumulada no interior do indivíduo.

A maioria dos representantes desse grupo tem respiração aeróbica, absorvendo oxigênio por difusão. Dependendo das condições ambientais, alguns protozoários podem formar cistos, retomando sua conformação original em condições favoráveis.

Quanto à reprodução, podem dar origem a novos indivíduos a partir da divisão binária ou múltipla. Nessa, o núcleo se multiplica várias vezes e depois a célula se divide em várias outras. Sexuadamente, podem reproduzir-se por conjugação. Algumas espécies, ainda, apresentam alternância de gerações.

Esses organismos também descendem de linhagens ancestrais distintas e, dessa forma, a classificação de seus representantes ainda se encontra controversa. Uma proposta para o ensino de Ciências e Biologia, até segunda ordem, é a seguinte:

- Ameboides: indivíduos que se locomovem por pseudópodes. Alguns possuem essas estruturas bastante afiadas, sustentadas por um eixo central, que fazem com que o protozoário assuma “forma de sol”.

- Esporozoários:
parasitas, dotados de complexo apical em pelo menos uma etapa de suas vidas. Não possuem estruturas de deslocamento.

- Ciliados:
possuem cílios como estrutura de locomoção e que, algumas vezes, também auxiliam na alimentação. A maioria é de vida livre.

- Flagelados: se locomovem ou obtêm alimento por meio de flagelos. Alguns são aquáticos e outros, parasitas.

- Foraminíferos: possuem carapaça externa, formada geralmente por carbonato de cálcio. A maioria é marinha.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Bilogia
Protozoário ameboide
Protozoário ameboide
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados