Pulmão

O pulmão é um órgão esponjoso do corpo humano, com ampla superfície de contato com o ar atmosférico e grande irrigação sanguínea, cuja função é realizar as trocas gasosas (hematose).

Localizado no interior da região torácica, acima do diafragma e revestido por uma membrana dupla (a pleura), esse órgão se subdivide em duas porções: a da direita, composta por três lóbulos; e a da esquerda, com dois lóbulos. Em média, cada pulmão de uma pessoa adulta possui cerca de 25 centímetros de altura e massa correspondente a 700 gramas.

Na face interna dos pulmões existe uma abertura pela qual passam os brônquios, as artérias e as veias pulmonares. Normalmente os pulmões alojam cerca de 600 milhões de alvéolos, formados por uma fina camada de células pavimentosas (achatadas), envolvida por uma rede capilar onde ocorrem as conversões de sangue venoso (rico em gás carbônico) por sangue arterial ( rico em oxigênio).

Desta forma, o sangue contendo células especiais anucleadas, denominadas eritrócitos (as hemácias), constituídas por um conjunto com quatro moléculas de hemoglobina (Hb), um pigmento respiratório de cor avermelhada de natureza protéica e associada a quatro íons ferro, proporciona um meio fluido com grande afinidade e transporte de gás oxigênio (O2).

Durante a hematose nos alvéolos pulmonares, grande parte do oxigênio combina-se às hemácias formando compostos instáveis (oxiemoglobina), que difundirão para os demais tecidos do corpo.

Em sentido oposto, dos tecidos para o pulmão, as hemácias transportam uma pequena fração de CO2, que também de forma instável se une à hemoglobina (carboemoglobina), retornando aos alvéolos liberando o dióxido de carbono, deixando a hemácia livre para um novo ciclo.

O2 + HbHgO2 (oxiemoglobina)

CO2 + HbHbCO2 (carboxiemoglobina)
O pulmão e a hematose nos alvéolos: combinação do oxigênio com a molécula de hemoglobina.
O pulmão e a hematose nos alvéolos: combinação do oxigênio com a molécula de hemoglobina.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados