Whatsapp icon Whatsapp

Quadro de Punnett

O quadro de Punnett foi criado por Reginald Crundall Punnett e é uma boa ferramenta para determinar os genótipos esperados em um cruzamento.
A Genética permite a avaliação dos possíveis genótipos em um cruzamento
A Genética permite a avaliação dos possíveis genótipos em um cruzamento

O quadro de Punnett é, sem dúvidas, uma das principais ferramentas para descobrir os genótipos esperados para um cruzamento. Ele foi criado pelo geneticista inglês Reginald Crundall Punnett (1875-1967) e nada mais é do que uma tabela em que separamos os possíveis gametas de um indivíduo e realizamos as possíveis combinações entre eles.

Construção do quadro de Punnet

Para montar um quadro de Punnet, devemos determinar os gametas, montar o quadro e combinar os gametas. Considere o exemplo a seguir:

Uma espécie de ratos apresenta indivíduos com pelos pretos e pelos brancos. A cor preta é determinada por um alelo dominante B, e a cor branca é determinada pelo alelo recessivo b. Imagine que um rato preto heterozigoto (Bb) cruze com um rato branco (bb). Quais são os genótipos esperados e suas respectivas proporções?

  • Passo 1: Inicialmente devemos determinar os gametas de cada indivíduo. Para isso, utilizaremos a ideia da primeira lei de Mendel, a qual determina que, na formação dos gametas, os genes segregam-se, ocorrendo em dose simples em cada gameta formado. Assim sendo, para o rato preto, espera-se que se formem gametas B e gametas b; o rato branco forma apenas gametas b.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Passo 2: Montar um quadro 3x3. Na primeira linha, colocamos os gametas de um genitor. Os gametas do outro genitor devem ser colocados na primeira coluna. Veja:

Passo 2: quadro de Punnett

  • Passo 3: Completar os espaços com a letra correspondente à linha e coluna desse espaço. Para isso, basta colocar a letra que está à direita do quadro e acima dele. Observe:

Passo 3

  • Passo 4: analisar os genótipos obtidos e suas proporções. Observe que o genótipo Bb ocorreu na proporção de 2/4, ou seja, 50%. O mesmo é observado para bb, que apresentou frequência de 50%. Como o alelo B determina a cor preta e é dominante, 50% dos indivíduos são pretos. O alelo b determina a pelagem branca e só se expressa em homozigose, portanto, 50% dos indivíduos são brancos.

Viu como é simples? Agora basta utilizar o quadro de Punnett para determinar as proporções dos possíveis descendentes de um cruzamento e acertar todas as questões de Genética sobre esse assunto!

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Genótipo e fenótipo
Você sabe diferenciar genótipo e fenótipo? Esses dois conceitos são fundamentais para a compreensão da genética. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema.
Homozigoto e heterozigoto
Entenda a diferença entre homozigoto e heterozigoto. Veja também o que são alelos dominantes e recessivos e confira exemplos.
Primeira Lei de Mendel
Entenda a primeira lei de Mendel e como Gregor Mendel fez seus experimentos e quais resultados ele obteve.
Segunda lei de Mendel
Compreenda o que é a segunda lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente. Neste texto falaremos sobre o enunciado dessa importante lei para a Genética e analisaremos o cruzamento entre ervilhas que auxiliou Gregor Mendel na compreensão da herança de duas ou mais características.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.