Queimaduras

A pele é formada por camadas, sendo a epiderme a mais externa. Abaixo dela há a derme e sob esta, a hipoderme. Quando este tecido sofre queimaduras, costumamos classificar a lesão em graus, de acordo com a camada atingida.

Queimaduras de primeiro grau podem ser decorrentes, por exemplo, de exposições prolongadas e desprotegidas ao Sol. Nestas, apenas a epiderme é comprometida, ficando a região avermelhada e, em alguns casos, se descama.

Queimaduras de segundo grau são mais profundas, já que também atingem a derme. Geralmente surge uma bolha na região, esta como consequência do descolamento da epiderme da derme. Aconselha-se a não drená-la, a não ser sob orientação médica, já que esta funciona como uma proteção contra infecções. Escapamentos de moto e óleo quente, em contato com a pele, podem causar essa lesão, dependendo da intensidade da exposição.

Queimaduras de terceiro grau comprometem as três camadas da pele, destruindo todos os seus anexos. Assim, nem mesmo os pelos se mantêm na região lesionada. Enxertos se mostram como a única solução para este tipo de transtorno, podem ser feitos retirando-se de outra parte do corpo uma quantidade satisfatória de pele para repor o espaço deixado pela lesão.

Queimaduras, na maioria dos casos, requerem tratamento diferenciado, geralmente mais delicado do que o de outros tipos de lesão. Assim, remédios, mesmo os naturais, devem ser evitados, pois podem provocar irritação no local. O ideal, nestes casos, é resfriar a área queimada com água corrente por cerca de dez minutos, enxugar delicadamente, tapar o local e buscar ajuda médica imediata.

Em casos de queimaduras de segundo e terceiro grau, pode ser necessária a raspagem local, a fim de se retirar as camadas mortas da pele para que se regenere de forma uniforme. Em muitos casos, lesões de primeiro e segundo grau se curam sem deixar manchas, caso o tratamento seja seguido corretamente. Este inclui, por exemplo, o uso de protetores solares e protetores de pele.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
A pele e suas camadas
A pele e suas camadas

Assuntos Relacionados