Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Animais
  4. Rato (Família Muridae)

Rato (Família Muridae)

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Rodentia
Família Muridae


Rato é o nome genérico dado a animais roedores pertencentes à Família Muridae. Esses animais, cujos dentes incisivos crescem de forma contínua, também têm como características principais o rosto afilado, a presença de longos bigodes, e cauda comprida. Além disso, têm gestações rápidas, dando origem a numerosos descendentes que, com rapidez, se tornam independentes e sexualmente maduros.

Há, em todo o mundo, mais de 710 espécies catalogadas desses animais. A maioria vive em ambientes naturais, geralmente alimentando-se de variados itens – já que possuem dieta onívora.

No entanto, há algumas que, apesar de também serem encontradas em tais locais, são frequentemente avistadas em ambientes cuja presença humana é significativa; uma vez que, ali, a oferta de abrigos e alimentos é excepcional. Nestes casos, podem provocar um bom número de doenças (aproximadamente 200, lembrando-se daquelas transmitidas por seus parasitas, como pulgas e carrapatos), e causar prejuízos muitas vezes incalculáveis, já que tendem a comer desde restos de comidas deixados na cozinha, a fios, tijolos e madeiras. Estima-se que somente em nosso país, a cada ano, temos um prejuízo anual de quase cinco bilhões de dólares, graças a essas três espécies:

- Rato-preto (Rattus rattus). Mede cerca de 20 centímetros, com pouco menos de 19 centímetros de cauda. Pode fazer ninhos dentro de habitações e, não raras as vezes, em telhados ou copas de árvores; saindo dali somente para buscar alimento (no interior das casas). Possuem bom equilíbrio e são excelentes saltadores.





- Ratazana, ou rato-de-esgoto (Rattus norvegicus). Mede cerca de 20 centímetros, com 18 centímetros de cauda. Costuma fazer tocas em torno de habitações, em terrenos baldios ou quintais malcuidados; geralmente subterrâneas, sempre com duas ou mais entradas, facilitando sua fuga em casos em que isso seja necessário. Também é encontrado em esgotos.




- Camungondo (Mus musculus). Mede cerca de 9 centímetros, com cauda de mesmo tamanho. Faz ninhos dentro de habitações, inclusive em gavetas, atrás do fogão, em dispensas, etc.



Como são animais muito inteligentes, exterminá-los não é tarefa fácil, sendo muitas vezes necessária a adoção de estratégias diferenciadas, por equipe habilitada para tal. Por outro lado, tal característica aliada à sua fisiologia, comportamento, facilidade de reprodução e baixos investimentos com sua manutenção, fazem do rato um dos seres vivos mais requeridos em pesquisas comportamentais e farmacológicas.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Rato
Rato

Assuntos Relacionados