Você está aqui Mundo Educação Biologia Seres Vivos Reino Animalia
Reino Animalia
Alguns animais vertebrados.

O Reino Animalia abriga mais de um milhão de espécies, habitantes dos mais diversos ambientes, de formas e tamanhos variados. Existem aproximadamente 35 filos neste reino, com seus representantes eucarióticos, multicelulares e de nutrição heterotrófica, ingerindo seus alimentos. Apenas no Reino Animalia é que são encontrados os tecidos muscular e nervoso, embora não estejam presentes em todos as espécies.

Acredita-se que este grupo tenha surgido a partir de colônias de protistas flagelados, semelhantes aos coanócitos, encontrados nas esponjas.

Estes indivíduos, cuja maioria tem estrutura corporal simétrica, podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada, sendo a primeira a mais comum. A partir da fecundação dos gametas, desenvolve-se a blástula que, ao longo do desenvolvimento embrionário, dá origem a tecidos e órgãos.

O sistema digestório pode ser incompleto ou completo, sendo que no primeiro caso existe apenas uma abertura para a entrada de alimentos e eliminação de resíduos. O transporte de substâncias pode se dar por difusão ou pelo sistema circulatório. Este, quando denominado aberto, cujo fluido é denominado hemolinfa, possuem vasos com extremidades abertas. Quando é do tipo fechado, o transporte de substâncias se dá pelo sistema circulatório, por meio de vasos sanguíneos. A respiração pode ser cutânea, branquial, pulmonar ou traqueal; e a eliminação de metabólitos se dá por sistemas especializados, exceto no caso dos poríferos e cnidários.

Animais podem ser divididos em invertebrados e vertebrados. Entretanto, esta divisão tem apenas caráter didático. 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Artigos de "Reino Animalia"