Rio+20

A Rio + 20 será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012
A Rio + 20 será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 marca vinte anos da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco-92 ou Rio-92, e será mais uma oportunidade para refletirmos sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos e determinar como é possível reduzir a pobreza, promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.

Com o objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, verificando o que foi feito nos últimos 20 anos (desde a Eco-92), e quais são as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados, a Rio+20 reunirá diversos chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas, pessoas do setor privado e ONGs.

A Rio+20 terá como temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Composta por três momentos, a Rio+20 se iniciará no dia 13 de junho, e até o dia 15 haverá a III Reunião do Comitê Preparatório, onde representantes governamentais se reunirão para negociar os documentos a serem adotados na Conferência. Entre os dias 16 e 19 de junho estão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, um espaço aberto à sociedade civil para a discussão de diversos temas inerentes à Rio+20. De 20 a 22 de junho a Rio+20 terá a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas, ocorrendo então o Alto Nível da Conferência.

Muitos especialistas consideram a Rio+20 como uma oportunidade histórica para se discutir e desenvolver ideias que possam promover um futuro mais sustentável, com mais postos de trabalho, fontes de energia limpa, mais segurança, e com um padrão de vida decente para todos os cidadãos. Segundo Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, “O Rio+20 é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo”.

Assuntos Relacionados