Saliva

A saliva é um líquido produzido pelas glândulas salivares que atua na digestão e também na proteção da nossa cavidade oral.

Ao ver um alimento saboroso ou ao pensar em uma boa comida, é normal que nossa boca encha-se de saliva, um líquido fundamental para a digestão dos alimentos, mas que também possui outras importantes funções.

O que é a saliva?

A saliva é um líquido incolor produzido pelas glândulas salivares e lançado no interior da cavidade bucal. Essas glândulas podem ser classificadas, de uma maneira geral, em dois grupos: as maiores, formadas pelas glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, e as menores, que são encontradas praticamente por toda a cavidade oral.

A saliva é composta basicamente por água, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio. Além desses elementos, na saliva também estão presentes substâncias orgânicas, tais como enzimas, proteínas, glicose e ureia. Com a secreção das glândulas, podemos encontrar ainda restos alimentares, muco, micro-organismos e células do epitélio oral.

A secreção da saliva pelas glândulas é induzida por estímulos físicos, químicos, biológicos e psíquicos. Vale frisar que o fluxo salivar é quase nulo durante o sono e reduzido pela manhã, aumentando principalmente no período da tarde. Esse fluxo também varia de acordo com idade, sexo e, provavelmente, com a Genética.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As glândulas salivares produzem a saliva
As glândulas salivares produzem a saliva

Quais são as funções da saliva?

A saliva apresenta várias funções, apesar de ser mais conhecida pela sua participação no processo digestório. São funções que podem ser atribuídas à saliva:

  • Formação do bolo alimentar;

  • Digestão inicial dos polissacarídeos por meio da enzima denominada de amilase salivar;

  • Ação antimicrobiana por meio da, por exemplo, lisozima, que é capaz de quebrar paredes celulares de bactérias;

  • Proteção dos dentes e da mucosa bucal;

  • Lubrificação dos tecidos, facilitando, assim, a alimentação e a fonética;

  • Regulação do pH no interior da boca, que varia entre 6,5 e 7,4;

  • Autolimpeza da boca.

CURIOSIDADE

Você sabia que existe “saliva” sendo vendida em farmácias? Não se trata de saliva humana, mas de um substitutivo da saliva que é usado por pessoas que apresentam uma manifestação clínica conhecida como boca seca. Esse produto lubrifica a cavidade oral, diminuindo o sintoma desagradável da secura. Vale ressaltar, entretanto, que não causa a cura de nehuma doença.

Uma das funções da saliva é manter o pH da cavidade bucal
Uma das funções da saliva é manter o pH da cavidade bucal
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados