Sapoti

O sapoti é uma fruta tropical, possui vitaminas A, B e C, além de ferro, fósforo e cálcio. É um fruto doce, suculento e saboroso, que teve origem no México e América Central.

Sapoti
Sapoti

O sapoti, que possui nome científico Manilkara zapota, é uma fruta tropical que se adapta à seca. Tem aproximadamente o tamanho de uma laranja, casca marrom e polpa creme com a presença de sementes. É em razão dessas características climáticas que as regiões Norte e Nordeste são as produtoras nacionais, sendo cidades como Pernambuco e Ceará grandes produtoras. Para os produtores há um lucro considerável em virtude do baixo custo de plantio em relação ao preço de venda. É um fruto doce, suculento e saboroso, que teve origem no México e América Central e que, posteriormente, foi disseminado para outros países.

Atualmente, é uma fruta pesquisada no Brasil pelo seu alto potencial comercial e por possuir vitaminas A, B e C, além de ferro, fósforo e cálcio. É um fruto regional e por isso muito atrativo para os turistas, o que ajuda a manter a economia local. Seus frutos são utilizados também para a produção de licores, sorvetes, geleias e doces como pudins. Além disso, as diferentes partes do fruto têm propriedades que atuam como medicinais, por exemplo, auxiliam no combate à febre. Acrescenta-se ainda outra característica, a árvore do sapoti libera uma resina que pode ser utilizada como goma de mascar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Assuntos Relacionados