Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Botânica
  4. Semelhanças entre as plantas e algas verdes

Semelhanças entre as plantas e algas verdes

As semelhanças entre as plantas e as algas verdes sugerem que esse último grupo possa ter ancestrais que deram origem aos vegetais.

As algas possuem características que as tornam semelhantes às plantas
As algas possuem características que as tornam semelhantes às plantas

As algas verdes são um grupo diversificado que possui representantes uni e multicelulares e que são capazes de produzir seu próprio alimento pela fotossíntese (autotróficos). As plantas, por sua vez, são organismos exclusivamente multicelulares e, assim como as algas, realizam fotossíntese. Esses dois grupos de seres vivos apresentam várias semelhanças, o que leva muitos especialistas a acreditar que grupos de algas verdes possam ter originado as plantas terrestres.

Diversas características sustentam a tese de que as algas deram origem aos vegetais, sendo uma delas a presença de um tipo especial de clorofila. Assim como nos vegetais, as algas verdes possem clorofila a como pigmento responsável pelo processo de fotossíntese, além da existência de clorofila b e carotenoides atuando como pigmentos acessórios.

Nas algas verdes e nas plantas, outra característica chama a atenção: a reserva de amido no interior dos cloroplastos. Em outros organismos que realizam fotossíntese, o amido normalmente é estocado fora dessas organelas celulares.

Além das características apresentadas, algumas algas verdes possuem uma parede celular rica em celulose – um polissacarídio estrutural amplamente distribuído nas plantas. Além das plantas e das algas verdes, esse polissacarídio não é encontrado em nenhum outro organismo conhecido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em algumas espécies de algas verdes, também é possível observar semelhança entre algumas células reprodutivas dotadas de flagelos e os anterozoides das plantas. Os anterozoides são as células sexuais masculinas dos vegetais.

Por fim, a característica mais marcante relaciona-se com o processo de divisão celular. Nas plantas e algumas algas verdes, é possível perceber o desenvolvimento de um fragmoplasto, uma estrutura formada por microtúbulos que orienta a deposição de celulose.

Assim sendo, as principais semelhanças entre plantas e algas verdes que sugerem que esse último grupo possua um ancestral dos vegetais podem ser resumidas da seguinte forma:

Tanto plantas quanto algas verdes possuem clorofila a como pigmento responsável pela fotossíntese;

Tanto plantas quanto algas verdes armazenam amido no interior de cloroplastos;

Tanto plantas quanto algas verdes possuem celulose em sua parede celular;

Tanto plantas quanto algas verdes possuem células reprodutivas com flagelos;

Tanto plantas quanto algas verdes apresentam a formação de fragmoplasto no momento de divisão celular.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados