Você está aqui Mundo Educação Biologia Sintomas da menopausa

Sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa variam desde ondas de calor à irritabilidade. É fundamental procurar um médico para saber como lidar com essas mudanças do organismo feminino.

Sintomas da menopausa
A menopausa ocorre normalmente entre os 48 e 50 anos

Muitas pessoas perguntam sobre os sintomas causados pela menopausa. Entretanto, precisamos, antes de mais nada, compreender o que é a menopausa e quais as fases que antecedem e sucedem esse momento da vida da mulher.

→ Menopausa e perimenopausa

A menopausa é o momento em que a mulher para de ter menstruações, é a interrupção total dos ciclos menstruais. Antes da menopausa ocorrer, observa-se uma série de irregularidades menstruais e, por isso, a menopausa apenas é reconhecida após um ano de ausência menstrual. Geralmente, ela ocorre entre os 48 e 50 anos da mulher e, quando acontece antes dos 40 anos, é chamada de menopausa precoce.

Por sua vez, a perimenopausa, também chamada de climatério, é o momento que antecede a menopausa, que pode estender-se até um ano após esse marco. Ela sinaliza a passagem do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher, e nela se observam a pré-menopausa (momento anterior à menopausa) e pós-menopausa (após a menopausa).

Vale destacar que a perimenopausa não é uma doença, é uma fase comum da vida da mulher. Algumas pessoas passam por esse período sem observarem alterações graves no seu organismo, outras, no entanto, queixam-se muito dessa fase de vida. Cada mulher experimentará esse momento de uma forma diferente, porém alguns sintomas são bastante relatados.

→ Sintomas da perimenopausa

Na perimenopausa, vários sintomas são descritos. Como dito anteriormente, algumas mulheres podem não apresentar nenhum desconforto, outras, no entanto, experimentam uma fase bastante turbulenta. Entre os sintomas mais relatados, podemos destacar:

  • Dores de cabeça;

  • Diminuição da libido;

  • Ressecamento vaginal;

  • Suores noturnos;

  • Ondas de calor (também chamadas de fogachos);

  • Ansiedade, nervosismo, irritabilidade, tristeza e depressão.

Todos esses sintomas são ainda acompanhados de irregularidade menstrual. Nesse período, a menstruação torna-se tão irregular que a mulher pode ficar meses sem que ela ocorra. É por isso que a menopausa somente pode ser determinada após um ano da última menstruação.

Algumas mulheres fazem uso de hormônios para aumentar o bem-estar nessa fase, outras fazem terapias alternativas, e há ainda as que preferem não realizar nenhum tratamento. Diante de tantas possibilidades, é fundamental consultar o médico para que as dúvidas sejam sanadas e a melhor terapia seja empregada.

Assuntos Relacionados