Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Sistema cardiovascular

Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular envolve tanto o sistema sanguíneo quanto o sistema linfático. Ele apresenta três principais componentes: sangue, coração e os vasos sanguíneos.

Sistema cardiovascular
O coração: órgão que efetiva o transporte de nutrientes, rejeitos orgânicos e gases (oxigênio e gás carbônico).

O sistema cardiovascular é formado por um conjunto de tecidos e órgãos responsáveis pela circulação do sangue e linfa pelo corpo dos animais vertebrados, transportando nutrientes absorvidos, excretas para eliminação e oxigênio para respiração celular, distribuídos pelo organismo ou direcionados a excreção.

Desta foram o sistema cardiovascular envolve tanto o sistema sangüíneo quanto o sistema linfático.

O sangüíneo apresenta três componentes principais: o sangue, o coração e os vasos sangüíneos.

Sangue – formado por uma fração líquida, o plasma, e diversos tipos de células, hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. É chamado de arterial, após hematose nos alvéolos pulmonares (sangue rico em oxigênio), e venoso, quando transporta gás carbônico.

Coração – órgão oco muscular responsável pelo bombeamento do sangue. Pode ser formado por duas, três ou quatro cavidades (os átrios e os ventrículos).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos:

Peixes → um átrio e um ventrículo;
Anfíbios → dois átrios e um ventrículo;
Répteis → dois átrios e dois ventrículos incompletamente separados;
Aves e mamíferos → dois átrios e dois ventrículos completamente separados.

Vasos sangüíneos - órgãos tubulares que se ramificam pelo corpo. Em conseqüência das diferentes dimensões (calibre) são classificados em: Artérias, arteríola, vênulas, veias e capilares.

O linfático possui três funções: imunitária, na produção de células de defesa (linfócitos, monócitos e plasmócitos na síntese de anticorpos); drenagem dos fluidos em excesso nos intertícios dos tecidos corporais; e absorção dos ácidos graxos e transporte subseqüente da gordura para o sistema circulatório.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados