Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Botânica
  4. Tecidos de Excreção

Tecidos de Excreção

Os tecidos de excreção expelem todo material produzido que não será mais aproveitado no metabolismo dos vegetais.

Hidatódio
Hidatódio

Todo o material produzido e não mais aproveitado no metabolismo vegetal é denominado de excreção. Para expelir as substâncias inúteis ou até mesmo nocivas à planta, existem vários tecidos com essa finalidade, são os tecidos de excreção.

Os vasos lactíferos são ductos que apresentam um grande vacúolo central revestido por um citoplasma plurinucleado. Nestes vasos, é produzida uma substância química, o látex, que possui a função de ser expelido quando o vegetal for lesado, assim, o látex entra em contato com o ar e solidifica-se, fechando a lesão.

O mecanismo dos nectários é extremamente importante para as flores. São as glândulas desse tecido que produz o néctar, uma secreção açucarada que atrai insetos e pássaros que atuam como agentes nos processos de polinização.

Os hidatódios são porções de tecido fundamental que estão situadas nas bordas das folhas, são responsáveis pelo fenômeno da gutação. A gutação é a eliminação do excesso de água presente na planta através da forma de gotas, presentes nas bordas das folhas.

As glândulas digestivas estão presentes nas folhas das plantas carnívoras, com a função de através de enzimas, digerirem pequenos animais e insetos capturados.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados