Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Seres Vivos
  4. Três domínios

Três domínios

A classificação dos seres vivos em três domínios foi proposta em 1977, por Carl Woese, que usou como critério a filogenia molecular.

É comum encontrarmos em livros didáticos a classificação dos organismos vivos em cinco reinos: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia. Atualmente, sabe-se que essa classificação apresenta algumas sérias falhas e que alguns reinos já não são mais considerados.

Uma classificação bastante aceita nos dias atuais é aquela que compreende uma categoria acima de reino: os domínios. Essa classificação foi proposta por Carl Woese, em 1977, e baseia-se em dados de filogenia molecular. De acordo com Woese, existem três domínios: Domínio Archaea, Domínio Bacteria e o Domínio Eukarya.

→ Domínio Archaea

Nesse domínio, encontramos organismos procariontes, ou seja, seres vivos que não apresentam núcleo celular verdadeiro, nos quais o material genético fica disperso no citoplasma. Além disso, esses organismos são unicelulares e podem apresentar nutrição autotrófica ou heterotrófica. Apesar de serem unicelulares e procariontes, eles foram separados das bactérias, pois, evolutivamente, estão mais próximos dos eucariontes.

Esse grupo destaca-se ainda por apresentar representantes extremófilos, que são aqueles que conseguem sobreviver em ambientes onde outros organismos não conseguiriam. Entre esses ambientes em que encontramos os representantes do domínio Archaea, podemos citar os ricos em metano ou enxofre, ou com temperatura extremamente elevada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Domínio Bacteria

Nesse domínio, há organismos também procariontes, unicelulares e com nutrição autotrófica ou heterotrófica. Nesse grupo, estão as bactérias já bastante conhecidas pelo homem: as causadoras de doenças, aquelas que vivem no solo e na água e as cianobactérias.

→ Domínio Eukarya

No domínio Eukarya, estão presentes todos os organismos eucariontes, isto é, aqueles que possuem material genético delimitado por uma membrana chamada de envoltório nuclear ou carioteca. Assim sendo, nesse grupo, existem protozoários, algas, fungos, plantas e animais, portanto, são organismos unicelulares ou pluricelulares e com nutrição autotrófica ou heterotrófica.

→ Diante dos domínios, o que muda na tradicional classificação em cinco reinos?

Atualmente, são reconhecidos somente Reino Fungi, Plantae e Animalia. O reino Monera deixou de existir, uma vez que os organismos procariontes agora estão divididos em três domínios. O reino Protoctista também não é mais aceito, pois possui muitos representantes com mais relação com outros grupos do que com organismos desse reino.

As cobras são organismos eucariontes, portanto, estão agrupadas no domínio Eukarya
As cobras são organismos eucariontes, portanto, estão agrupadas no domínio Eukarya
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados