Uvaia

A uvaia (Eugenia uvalha) pertence à família Myrtaceae e também é conhecida como uvalha. Espécie nativa da mata atlântica no Brasil, é mais encontrada nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O nome uvaia deriva do tupi ubaia ou ybá-ia e significa “fruto azedo”.

Sua árvore pode alcançar de seis a treze metros de altura com floração entre os meses de agosto e setembro e frutificação entre os meses de setembro e janeiro. Pode ser utilizada em projetos de reflorestamento e paisagismo, sendo muito comum nos pomares das casas da região Sul e Sudeste. Sua madeira é utilizada apenas regionalmente, em moirões, estacas, postes, lenha e carvão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os frutos da uvaieira apresentam vitamina A e alto teor de vitamina C. Têm sabor ácido e ao mesmo tempo doce, fazendo com que sejam consumidos em forma de sucos, compotas, geleias e sorvetes.

A uvaia é muito apreciada por várias espécies de pássaros, o que a torna bastante recomendável para reflorestamento de áreas degradadas, pois atrai uma variada fauna de aves e pequenos animais. Ela está sendo utilizada na recuperação de uma área de mata atlântica, sendo considerada uma das mais perfumadas da região.

Os frutos da uvaieira amassam, oxidam e ressecam muito facilmente; por esses motivos, sua comercialização não é viável.

A uvaia possui quatro vezes mais vitamina C do que a laranja
A uvaia possui quatro vezes mais vitamina C do que a laranja
Publicado por: Paula Louredo Moraes

Assuntos Relacionados