Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Botânica
  4. Vitória-régia

Vitória-régia

A Victoria amazonica é uma angiosperma da família Nymphaeaceae. Conhecida, também pelos nomes populares vitória-régia e jaçanã, esta planta é encontrada no Brasil, Bolívia e Guianas e tem ciclo de vida perene. No nosso país, é típica da região norte, na bacia do Rio Amazonas

É uma planta exclusivamente aquática. Possui folhas flutuantes e circulares que podem atingir 2,5 metros de diâmetro quando adultas. Estas possuem canais de escoamento e duas fendas laterais, encaminhando a água das chuvas para o lago.

Além de suas nervuras, possui bordas de aproximadamente 10 cm em suas extremidades e, também, compartimentos de ar em sua região inferior. Estas duas estruturas permitem com que, mesmo em contato com a água, a folha não afunde e tampouco ocorra refluxo desta.

Ela se liga, por meio de um pecíolo longo e flexível, ao rizoma. Este reservatório energético da planta é rico em amido, ferro e sais minerais, e pode ser utilizado como alimento. O pecíolo possui, ainda, diversos espinhos em sua extensão, conferindo maior resistência à herbivoria.

Esta angiosperma possui flores que, em seus primeiros momentos, têm coloração branca, com bordas esverdeadas. Elas vivem por apenas 48 horas, sendo que no segundo dia estão aptas para polinização e adquirem coloração rósea. O fruto amadurece em torno de seis semanas e as sementes são flutuantes. Estas, em época de vazante, fixam-se no solo, germinando uma nova planta.

A vitória-régia pode, também, multiplicar-se por divisão do rizoma.

Uma curiosidade sobre a folha da vitória-régia é que esta, quando jovem, possui o formato de coração. Outra se refere às suas propriedades laxante e cicatrizante, além de sua capacidade de colorir e fortalecer os cabelos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia


A flor da vitória-régia vive por apenas 48 horas.
A flor da vitória-régia vive por apenas 48 horas.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados