Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Carnaval
  3. Cuidados com o corpo durante o carnaval

Cuidados com o corpo durante o carnaval

O carnaval é uma festa bastante popular em nosso país, sendo responsável por atrair grande quantidade de foliões. Entretanto, não importa se você curtirá os vários trios elétricos, assistirá aos desfiles das escolas de samba ou participará dos blocos de rua, o fato é que é necessário cuidar do seu corpo para que os dias de festa não se tornem uma dor de cabeça. A seguir, separamos 10 cuidados com o corpo que você deve ter durante o carnaval.

  1. Cuide de sua alimentação

Cuidar da alimentação é uma recomendação essencial para não estragar os dias de folia. A primeira dica é apostar em uma alimentação leve, deixando de lado, por exemplo, alimentos ricos em gordura.

Além disso, é importante, no momento de comprar algum alimento, observar a qualidade do produto que está sendo adquirido. Infelizmente, nem sempre é possível observar se o alimento foi preparado seguindo as normas de higiene, porém você pode e deve avaliar se ele está com boa aparência, se está sendo acondicionado adequadamente e se o vendedor está manuseando-o de maneira higiênica.

Leia também: Alimentação saudável – importância e principais erros

  1. Lembre-se de beber água

Beber água, além de garantir a hidratação do corpo, é a opção correta, além de outras bebidas não alcoólicas, para aquelas pessoas que dirigirão no carnaval.
Beber água, além de garantir a hidratação do corpo, é a opção correta, além de outras bebidas não alcoólicas, para aquelas pessoas que dirigirão no carnaval.

Beber água é fundamental para que nosso corpo funcione de maneira adequada. No carnaval a recomendação ainda é maior devido a fatores como: altas temperaturas na época da festa (verão); aumento da transpiração devido à aglomeração de pessoas; calor e intensa atividade dos foliões; e ingestão de bebidas alcoólicas que favorecem a diurese.

Por isso, lembre-se de promover a hidratação adequada do corpo bebendo muita água. Vale destacar também que a hidratação pode ser complementada com sucos naturais e água de coco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  1. Use protetor solar

No carnaval são muito comuns as festas a céu aberto e, consequentemente, a exposição ao Sol. Para evitar queimaduras, é fundamental a utilização de protetores solares e proteção complementar, como uso de óculos escuros, bonés e chapéus.

No que diz respeito aos protetores solares, é essencial que eles sejam espalhados de maneira uniforme pelo corpo, sejam aplicados de 15 min a 30 min antes da exposição ao Sol, e sejam reaplicados a cada duas ou três horas.

Leia também: Efeitos nocivos do Sol – maneiras de reduzi-los

  1. Cuidado com maquiagens

O uso de maquiagens é comum no carnaval, mas é necessário atenção para evitar alergias e irritação na pele.
O uso de maquiagens é comum no carnaval, mas é necessário atenção para evitar alergias e irritação na pele.

As maquiagens são muito usadas no carnaval, seja para a complementação de fantasias, seja simplesmente para destacar a beleza dos foliões. Fato é que muitas maquiagens podem causar alergias e irritação, sendo assim, é importante investir em cosméticos de qualidade.

Vale destacar ainda que, em casos de irritação, é fundamental a limpeza imediata da pele e que maquiagens são de uso individual, portanto, não devemos compartilhá-las. Ao compartilhar maquiagens, podemos propagar doenças, como é o caso da conjuntivite e da herpes.

Outro ponto que merece destaque é o uso de glitter. Deve-se ter atenção nisso, principalmente na sua aplicação na área dos olhos. Caso o produto caia nos olhos, é necessário limpar bem a região usando água, soro ou lubrificantes oculares. A retirada do produto é fundamental para evitar lesões. Coçar os olhos nessas situações pode causar danos, portanto, evite essa ação.

Leia também: Consequências do uso de maquiagem vencida

  1. Escolha bem as roupas

No carnaval é fundamental escolhermos bem as roupas que serão usadas. Uma dica é optar sempre por tecidos leves e modelos confortáveis. Outra recomendação é evitar tecidos sintéticos e roupas muito justas, pois essas, com muita transpiração, podem causar irritações na pele. O tecido de algodão é uma ótima escolha, pois ajuda a absorver mais a transpiração.

Além de escolher o que vestir, é importante escolher o que calçar. Os sapatos devem ser confortáveis para cair na folia. Tênis, sapatilhas e rasteirinhas podem ser uma boa escolha.

  1. Não exagere em bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são comumente utilizadas no carnaval. Seu consumo exagerado, no entanto, pode ser responsável por acabar com a sua festa e com a dos outros em sua volta. Beber exageradamente pode causar mudança no comportamento, alterações na coordenação motora, sonolência, alteração na capacidade visual, redução dos reflexos, náuseas, vômitos, e dores de cabeça.

O consumo de álcool também está relacionado com o desenvolvimento de comportamentos de risco, como ter relações sexuais desprotegidas. Não podemos esquecer-nos também de que o consumo de álcool e direção é totalmente desaconselhável, não existindo nível seguro para dirigir. Assim sendo, se beber, não dirija.

  1. Não faça uso de drogas ilícitas

As drogas ilícitas podem causar diferentes sensações no usuário, como alteração da percepção de realidade, aumento do estado de alerta e redução da concentração.

Em grandes aglomerações, como no carnaval, muitas pessoas aproveitam a oportunidade para realizar a venda de drogas. Entretanto, o consumo dessas substâncias pode estragar completamente a festa. Não são poucos os relatos de pessoas que se envolvem em brigas, desenvolvem comportamento de risco, desmaiam ou mesmo morrem em decorrência do uso dessas substâncias.

  1. Use camisinha

O uso de camisinha é essencial em qualquer relação sexual, pois, além de prevenir uma gravidez indesejada, ela protege contra infecções sexualmente transmissíveis.

É importante destacar que as infecções sexualmente transmissíveis nem sempre provocam sintomas, portanto, não é possível saber se seu parceiro está ou não contaminado sem a realização de exames. Diante disso, o melhor é prevenir-se sempre.

A camisinha é um método que protege contra a gravidez indesejada e as infecções sexualmente transmissíveis.
A camisinha é um método que protege contra a gravidez indesejada e as infecções sexualmente transmissíveis.
  1. Cuide de sua higiene

Durante o carnaval e qualquer época do ano, é fundamental cuidar da higiene. A primeira dica é sempre lavar as mãos. Lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de alimentar-se, por exemplo, pode ajudar a evitar uma série de doenças. Além disso, é importante evitar passar a mão nos olhos e no rosto quando não estiverem limpas, pois esse ato pode promover o desenvolvimento de doenças.

Outra dica importante é ficar atento às roupas. Roupas molhadas ou úmidas não devem ser usadas por muito tempo, pois, com o ambiente quente, podem favorecer, por exemplo, o surgimento de micoses.

  1. Descanse

Apesar de o carnaval incluir uma rotina de festas, muitas vezes, intensa, o ideal é fazer pausas para descansar. A privação de sono não é uma opção, pois ficar muito tempo acordado causa cansaço, indisposição e até mesmo alterações de humor. Sendo assim, durma para ter mais disposição para os dias de festa.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados