Whatsapp icon Whatsapp

Cabelo crespo ou liso?

O que determina a natureza dos fios?
O que determina a natureza dos fios?
Cabelo crespo ou liso? Hoje em dia é só uma questão de usar secador e chapinha? Obviamente que não, você lava o cabelo e ele volta à sua forma original.

Existem várias teorias para explicar tal diferença e nenhuma delas é comprovada cientificamente. Neste contexto iremos abordar aquela que se relaciona com o crescimento celular dos fios.

O folículo capilar é composto por uma papila onde o pelo cresce. A todo o momento, as células presentes na papila vão se subdividindo, tornando possível ter longas madeixas. Existe uma teoria afirmando que a velocidade e a ordem em que as células se subdividem dentro do folículo é que determinam a natureza do cabelo: liso ou crespo. Se as células se subdividirem ao mesmo tempo e em ritmo constante, o cabelo será liso. Se, por algum motivo, as células se dividirem rapidamente e de forma desordenada, o cabelo será crespo.

Essa teoria explica o fato da natureza dos cabelos ser alterada ao longo da vida. Algumas pessoas nascem com cabelo liso e com o passar dos anos ele se torna ondulado. O que contradiz a ideia do tipo de cabelo estar relacionado com a genética do indivíduo. Ou seja, se seu cabelo muda, sua genética também se altera? É claro que não.

Por essas e outras razões, a teoria do crescimento não deve ser descartada. Afinal, uma mesma pessoa pode ter, ao mesmo tempo, cabelos crespos e lisos compondo suas madeixas.
Publicado por Líria Alves de Souza
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.