Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Estruturas mais altas do mundo

Estruturas mais altas do mundo

Estruturas mais altas do mundo
Burj Khalifa Bin Zayid, o edifício mais alto do planeta

A briga pelo título de edifício mais alto do mundo sempre foi tão acirrada quanto as disputas capitalistas. Na verdade, sempre que alguém projetava uma construção para ser a maior do mundo, surgia outro projeto mais grandioso ainda. O World Financial Center de Xangai, na China, por exemplo, fora concebido nos anos 90 para ser o prédio mais alto do planeta, entretanto, após um pequeno atraso, diversos outros projetos mais ambiciosos foram aparecendo.

Estabelecer um recorde como esse é algo um pouco difícil, uma vez que os especialistas podem considerar critérios diferentes. Se levarmos em conta estruturas não-sustentadas, como torres de rádio e antenas, a mais alta seria a Torre de Rádio de Varsóvia, em Gabin-Konstantynow, Polônia. No entanto, a grande parte dos especialistas concorda em considerar somente as estruturas auto-sustentadas. Entretanto, surge outra discussão: entre as estruturas totalmente habitáveis, qual seria a mais alta?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa briga não é atual. Desde 1930, após a construção do Chrysler Building em Nova York, a disputa parece ter pegado fogo. Um ano depois já surgia outra enorme edificação: o Empire State Building, com seus 381 metros de altura. A lista das faraônicas edificações foi aumentando: World Trade Center, Central Plaza, Citic Plaza, Shin Hing Square, Jin Mão Tower, Sears Tower, etc. Até 2004, as torres Petronas, situadas no Kuala Lumpur, Indonésia, lideravam a lista, com seus 452 metros de altura. Nesse ano foi concluído o edifício Taipei 101, em Taiwan, que com 509 metros de altura e 101 andares, passou a encabeçar a lista dos prédios habitáveis mais altos do planeta. Porém, no dia 4 de janeiro de 2010 foi inaugurado nos Emirados Árabes Unidos o edifício Burj Khalifa Bin Zayid, com altura de 828 metros, esta é, atualmente, a estrutura mais alta habitada do planeta.

Assuntos Relacionados