Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Luminol contra o crime

Luminol contra o crime

Luminol contra o crime
Efeito radiante do Luminol.
Crimes sem solução ficaram no passado, a cada dia surgem novas tecnologias para auxiliar na busca do culpado, uma delas é o Luminol, que é um produto químico especial capaz de fazer aparecer traços sanguíneos até então invisíveis, é um grande aliado dos investigadores para revelar cenas ocultas de um crime.

Processo de utilização do Luminol:

1. Primeiro é preciso reconhecer o local onde se passou o crime. O Luminol é líquido, é preciso então borrifadores especiais para aplicá-lo nas possíveis áreas onde pode haver resquícios sanguíneos;

2. A reação química ocorre quando as substâncias presentes no Luminol entram em contato com o sangue, mais precisamente com as partículas de ferro existentes na hemoglobina (uma proteína do sangue). Através desta reação as marcas de sangue se tornam visíveis e radiantes, gerando uma intensa luz azul de maior visibilidade em ambiente escuro. O processo químico responsável por esta façanha é chamado de quimiluminescência, é similar ao que faz vaga-lumes brilharem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse procedimento é muito importante porque a partir das manchas de sangue é possível sugerir uma dinâmica do que aconteceu no dia do crime. Com a ajuda do Luminol se consegue detectar até traços de DNA que permitem o reconhecimento tanto das vítimas como de culpados.

Observação importante: Mesmo que o assassino lave cuidadosamente o local do crime ou que tenham se passado até seis anos, é possível identificar os mínimos vestígios de sangue em praticamente qualquer tipo de superfície, até mesmo as lisas como azulejos. Por exemplo, se uma pia tiver sido lavada várias vezes com fortes produtos de limpeza após sangue ter circulado em seu interior, em apenas 5 segundos o Luminol é capaz de identificar os vestígios.

Assuntos Relacionados