Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. O agente do sono

O agente do sono

O cérebro dos seres humanos produz uma substância chamada melatonina que regula o sono.

O agente do sono
Por que dormimos?

O sono faz parte da rotina de praticamente todos os seres vivos, ele pode ser longo ou curto, dependendo da espécie. Os ursos dormem o tempo todo em determinado período do ano (inverno) e já os peixes apenas alternam períodos de vigília e repouso, eles não dormem como nós, até porque suas pálpebras não se fecham.

Mas por que exatamente dormimos? Para responder a essa pergunta vamos analisar o sono dos humanos.

Já está comprovado que a melatonina, substância química produzida pelo cérebro humano, é uma secreção glandular que entra na circulação sanguínea para regular o ciclo de dormir e acordar. Pesquisas relacionadas a este assunto tentam desvendar qual seria a substância natural que induz o sono. Existe a possibilidade de ser um ácido graxo, similar a um dos componentes das membranas das células, mas por enquanto é só uma pesquisa que precisa ser constatada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao contrário dos comprimidos atualmente descritos, que viciam e causam efeitos colaterais, o sonífero natural teria a vantagem de não causar dependência aos usuários. Seria uma forma segura e eficaz de garantir uma boa noite de sono.

Veja mais!
A importância dos exercícios para o sono
Doença do sono

Assuntos Relacionados