Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. O envelhecimento da voz

O envelhecimento da voz

O envelhecimento da voz
A voz com o passar do tempo envelhece.
A voz humana ocorre quando o ar que sai dos pulmões passa pelas cordas vocais. Como principal forma de comunicação e relação entre pessoas, a voz também passa pelo processo de envelhecimento. Esse processo se inicia com o primeiro choro ao nascer e continua a ocorrer ao longo do período de vida, sendo que se manifesta principalmente na adolescência, no período da puberdade.

O envelhecimento da voz é um processo natural que sofre influência hormonal e emocional e ainda outras que com o passar do tempo vão provocando o relaxamento das cordas vocais, alteração dos movimentos das articulações, atrofia da musculatura da laringe e outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem algumas maneiras de retardar esse processo natural. As principais dicas para o retardamento é não fumar, não gritar ou cochichar, não pigarrear (fazer ruídos com a garganta), evitar alimentos ácidos que podem provocar irritação, evitar o consumo de bebidas destiladas, reduzir a ingestão de cafeína, evitar ar condicionado (esse resseca a garganta) e procurar manter uma boa postura, já que esta também influencia a voz.

Assuntos Relacionados