Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Perfume

Perfume

Perfume
Perfume
O perfume, muito utilizado para garantir um cheiro agradável e duradouro, é uma mistura de substâncias, como óleos essenciais aromáticos, álcool e água. Os óleos essenciais são extraídos das flores, plantas e ervas através do processo de destilação. São utilizados também compostos químicos aromáticos.

A palavra perfume origina-se do latim “perfumum”, que significa “pela fumaça”. Através da fumaça os povos primitivos conheciam os perfumes exalados pelas florestas.

O perfume se apresenta em fragrâncias de diversos tipos, como as florais, orientais, doces e frutais. As fragrâncias dos florais são compostas de flores, essas podem ser suaves ou possuir toques adocicados. Os orientais são feitos com misturas de baunilha e patchuli (planta oriental). As fragrâncias doces misturam flores, frutas ou outras essências, são caracterizadas por um aroma adocicado. Os frutais podem ser secos ou suaves, são extraídos das frutas, principalmente dos cítricos, embora possam conter também outras essências, como canela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A elaboração do perfume nasceu no Egito e ultrapassou os limites do tempo e das pirâmides. Em 2000 a.C. os egípcios utilizavam preparados aromáticos nas oferendas aos deuses. Os primeiros mestres perfumistas surgiram na Índia e na Arábia.

O desenvolvimento da perfumaria ocorreu na França a partir do século XIV.

A evolução das fragrâncias ocorreu com o decorrer da história e das interpretações humanas na descoberta e escolhas de cheiros que podem revelar a personalidade de uma pessoa e influenciar o estado de espírito.