Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?
Durante o dia a cor azul é absorvida pelas partículas de ar.
A luz do Sol ao chegar à atmosfera possui coloração branca, porém, essa luz se movimenta por meio de ondas que permanecem espalhadas de maneira imperceptível aos olhos. Por causa do oxigênio e nitrogênio presentes na atmosfera, a luz solar sofre algumas alterações relacionadas à cor, pois apesar de ser branca aos olhos é verdadeiramente um misto de várias cores que somente são vistas por meio do arco-íris.

Cada cor possui uma onda com tamanho diferente. A onda correspondente à cor azul possui um dos menores comprimentos visíveis, sendo que o maior pertence à cor vermelha.

Quando a luz solar, influenciada pelos gases atmosféricos, chega à percepção humana ocorre um fenômeno físico nomeado de espalhamento Rayleigh que provoca a dispersão dessa luz quando ela passa por meio de determinadas partículas de ar. Esse cruzamento entre a luz e as partículas de ar apresenta um reflexo da luz que possui absorção de parte de sua energia, de modo que suas cargas vibrem emitindo mais radiação. Como a cor azul possui menor comprimento, as pequenas partículas de ar presentes na atmosfera encontram compatibilidade com as mesmas, absorvendo-a. Ao absorver o azul, as partículas de ar liberam essa coloração por todo o espaço, dando a impressão de que o céu é azul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando o Sol chega ao ocaso, sua luz se distancia da atmosfera fazendo com que o azul seja diluído. A partir daí, consegue-se perceber o tom avermelhado no céu por causa da onda de maior comprimento dessa cor. O aparecimento do vermelho se deve à necessidade de uma onda se espalhar menos pela atmosfera por causa da distância entre o astro e a mesma.

Assuntos Relacionados