Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Por que o dente dói com água fria?

Por que o dente dói com água fria?

Por que o dente dói com água fria?
As terminações nervosas dos dentes provocam a sensação de dor.
Tomar um copo de água bem gelada, sorvete ou algo similar pode representar um grande desconforto para muitas pessoas, especialmente para aquelas com dentes sensíveis, já que quase sempre há dor nessa situação.

Todos podem sentir certa dor ao tomar algo gelado, até mesmo uma pessoa com dentes saudáveis. O esmalte dos dentes funciona como isolante térmico entre as diferentes temperaturas. Quando algo muito gelado atinge a polpa do dente, onde estão localizadas as terminações nervosas, o sistema nervoso reage e provoca a dor, sinalizando que aquilo não é adequado e “alertando” o corpo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa dor também pode ocorrer por outras razões, como por exemplo, a retração da gengiva, deixando a raiz do dente mais vulnerável e facilitando o contato das substâncias frias com a polpa do mesmo. Pessoas que apresentam cáries sentem essa dor de uma forma bem mais freqüente, visto que as bactérias destroem o esmalte do dente. A diferença nesse caso é que além das substâncias geladas, substâncias quentes e doces também provocam dor.

Assuntos Relacionados