Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Reações que a mudança de temperatura verão/inverno provoca

Reações que a mudança de temperatura verão/inverno provoca

Reações que a mudança de temperatura verão/inverno provoca
Fondue: alimento calórico bastante consumido no frio
O outono é a estação do ano caracterizada pela diminuição das temperaturas e da umidade do ar, pois como marca a passagem do verão para o inverno, é o período em que as temperaturas vão se amenizando. Nesse período de transição, o organismo já tende a estranhar a queda da temperatura.

Durante esse período o organismo necessita utilizar maior quantidade de energia para manter a temperatura corpórea equilibrada, pois é homeotérmico, mantém a temperatura corpórea mesmo se a temperatura externa cair, mas o aumento da queima de energia ocorre de maneira discreta, ou seja, não há aumento excessivo nessa queima que justifique a ingestão exagerada de alimentos. Ainda, nesse período a necessidade de ingerir líquidos é amenizada, já que o organismo não expele tanto líquido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns especialistas defendem a tese de que o envolvimento de maior ingestão de alimentos nos períodos frios está relacionado a sensações de aconchego, ou seja, as pessoas buscam algo que ajude a manter o seu corpo quente.

Muitas pessoas tendem a engordar nesse período e em relação a isso os especialistas sugerem que a alimentação seja moderada e que a ingestão de líquidos não seja diminuída. Também atentam para o abuso dos chocolates, fondues, queijos amarelos e alimentos fritos. Tais alimentos devem ser substituídos por chá quente, leite desnatado, achocolatado diet, legumes, frutas, queijos brancos e grelhados.

Assuntos Relacionados