Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Verde das plantas: presença de clorofila

Verde das plantas: presença de clorofila

A cor verde das folhas das árvores ocorre pela presença de clorofila. A clorofila somada à luz do sol é responsável pela fotossíntese.

Verde das plantas: presença de clorofila
Por que as folhas adquirem estas cores?

A imagem acima retrata um momento exuberante da natureza, o momento em que as folhas trocam de cor. Para alguns, o outono é uma estação triste, haja vista que a paisagem parece estar desbotada, sem vida. Afinal, o tradicional verde que dá cor às vegetações deixa de aparecer. Existe explicação para a mudança de cor das folhas arbóreas no outono?

O verde que confere pigmentação às folhas, nada mais é do que a própria clorofila. Já sabemos que esta substância, juntamente com a luz do sol, é responsável pela fotossíntese, e que também a falta de iluminação interfere nesse processo. Se por algum motivo a fotossíntese ficar comprometida, as plantas entendem que não mais precisam do pigmento, e então, o descartam. A falta de clorofila implica na ausência da cor verde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E é justamente no outono que a luz solar incidente se torna mais rara, em virtude das nuvens carregadas que encobrem o céu, enfim, esta época é também conhecida como estação das chuvas. As alterações climáticas interferem diretamente no trabalho de fotossíntese realizado pelos vegetais. Mas, qual o resultado?
As folhas ganham novas cores que vão desde o amarelo claro até a um vermelho intenso. É como se trocassem de roupa, atribuindo um novo aspecto aos parques e florestas.
 

Assuntos Relacionados