Whatsapp icon Whatsapp

1º de outubro — Dia Internacional da Música

O Dia Internacional da Música é uma data comemorativa não oficial celebrada no 1º de outubro. Foi fundada pelo International Music Council, na década de 1970.
Texto “1º de outubro: Dia Internacional da Música” escrito em fundo branco composto por símbolos musicais.
O Dia Internacional da Música é celebrado anualmente no 1º de outubro.

O Dia Internacional da Música é uma data comemorativa não oficial criada pelo International Music Council (IMC), e foi celebrado pela primeira vez em 1975. Essa data foi criada com o objetivo de celebrar a importância da música para a humanidade, além de ser usada como meio para promover a paz entre os povos.

A celebração do Dia Internacional da Música ocorre com uma série de eventos e iniciativas promovidas pelo International Music Council. A data popularizou-se internacionalmente porque foi uma iniciativa do IMC em parceria com a Unesco.

Leia também: Afinal, o que é cultura?

Resumo sobre o Dia Internacional da Música

  • O Dia Internacional da Música é uma data comemorativa não oficial celebrada em 1º de outubro.

  • Foi proposto pelo International Music Council em parceria com a Unesco.

  • A primeira celebração foi em 1975, com uma série de ações propostas pelo IMC.

  • A música é uma das formas de arte mais populares e importantes, dando acesso à cultura e sendo uma promotora de lazer e paz.

O que é o Dia Internacional da Música?

O Dia Internacional da Música é uma data comemorativa não oficial que celebra a música e a importância dela no desenvolvimento cultural da humanidade e na manutenção da paz entre os povos. Essa data é celebrada no dia 1º de outubro, sendo conhecida internacionalmente como International Music Day.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a origem do Dia Internacional da Música?

O Dia Internacional da Música foi comemorado pela primeira vez em 1975, e sua criação foi atribuída ao International Music Council (IMC), um conselho vinculado à Unesco que foi criado em 1949, com a função de auxiliar no desenvolvimento da música em todo o mundo por meio de programas para aproximar as pessoas da música.

A comemoração foi estabelecida em 1975 por iniciativa de Yehudi Menuhin, músico britânico que presidia o IMC na época. A atuação de Menuhin se deu no sentido de cumprir o que havia sido estabelecido na 15ª Assembleia Geral do IMC, realizada em Lausanne, na Suíça.

Quais são os objetivos do Dia Internacional da Música?

O estabelecimento do Dia Internacional da Música se deu para atender aos seguintes objetivos:

  • Promover a música em todos os grupos sociais.

  • Usar a música como meio de promover a paz e amizade entre os diferentes povos e culturas.

  • Promover as atividades realizadas pelo IMC.

Atividades para o Dia Internacional da Música

Para a celebração do primeiro Dia Internacional da Música, o IMC organizou diferentes tipos de eventos. Entre as atividades planejadas, destacaram-se:

  • Convite a importantes músicos para que eles palestrassem sobre a importância da música e seu lugar na sociedade atual.

  • Competições musicais entre artistas da área.

  • Exposição de instrumentos musicais e pôsteres de diversas bandas.

  • Convite para que músicos de todo o planeta participassem das celebrações do Dia Internacional da Música no IMC.

  • Realização de concertos em diversas partes do planeta.

  • Promoção de debates sobre a data e a importância da música em programas de rádio e televisão.

  • Publicação de artigos para a divulgação dos eventos relacionados ao Dia Internacional da Música.

  • Reprodução de músicas em locais públicos como forma de combate à poluição sonora.

Importância do Dia Internacional da Música

A criação do Dia Internacional da Música se deu para demonstrar a importância da música no desenvolvimento cultural das pessoas, além de ser um meio importante para garantir lazer e um pouco de diversão para todos. Além disso, é um momento oportuno para dar acesso à música a pessoas que não tiveram acesso a ela ou então tiveram esse acesso limitado.

O acesso à música não se dá exclusivamente no sentido de ouvi-la mas também no sentido de estar presente e participar de um concerto musical (independentemente do estilo musical envolvido). Ainda, essa proximidade pode gerar acesso a diversos instrumentos musicais, dando oportunidade para o interesse em aprender algum instrumento.

A data também serve como meio de promover a paz e a união, uma vez que a música pode unir pessoas de diferentes culturas.

Leia também: Tropicalismo — movimento musical brasileiro contemporâneo à contracultura

Curiosidades sobre a música

  • A música pode ser usada em tratamentos médicos.

  • A música pode interferir na velocidade do crescimento das plantas.

  • O maior show musical da história foi realizado por Rod Stewart no Rio de Janeiro, em 1994, quando cerca de 3,5 milhões de pessoas estavam presentes.

Fontes

MINISTÉRIO DA CULTURA. Dia Internacional da Música é comemorado neste sábado (1º). Disponível em: https://www.gov.br/funarte/pt-br/assuntos/noticias/todas-noticias/dia-internacional-da-musica-e-comemorado-neste-sabado-1o

INTERNATIONAL MUSIC COUNCIL. International Music Day. Disponível em: https://www.imc-cim.org/programme/international-music-day.html

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

15 de maio — Dia Internacional da Família
Acesse o texto para saber mais detalhes sobre o Dia Internacional da Família, data comemorativa que acontece anualmente em 15 de maio.
Dia Internacional da Educação
Acesse este texto sobre o Dia Internacional da Educação. Entenda a importância da educação, e veja por que essa data pode ser celebrada em diferentes dias.
Física e música: curiosidades
Leia este texto e saiba algumas curiosidades sobre a Física e a música. Os instrumentos musicais funcionam de acordo com a Acústica, uma das áreas da Física.
Notas e escalas musicais
Confira o que é e quais são as notas e escalas musicais, origem do termo e maneiras de utilização.
Unesco
Saiba mais sobre os objetivos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entenda as principais características dessa agência.