Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Março
  4. 07 de Março - Dia do Paleontólogo

07 de Março - Dia do Paleontólogo

De acordo com a Sociedade Brasileira de Paleontologia, o Dia do Paleontólogo é comemorado em 07 de março, dia da fundação da Sociedade.

O dia do paleontólogo é comemorado em 07 de março, apesar de algumas vezes observamos a comemoração no dia 15 de junho. O paleontólogo é o profissional que se dedica à Paleontologia, ciência que apresenta como objeto de estudo os fósseis.


Origem do Dia do Paleontólogo

O Dia do Paleontólogo é comemorado no mesmo dia da fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). A SBP foi fundada em 07 de março de 1958 e tem sede e foro na cidade do Rio de Janeiro.

Vale salientar, no entanto, que é comum vermos como o Dia do Paleontólogo a data de 15 de junho. Essa confusão de datas deve-se ao fato de existir uma lei criada pelo Governo do Estado de São Paulo (Lei nº 2.818, de 30 de abril de 1981) que institui o dia 15 de junho como “Dia do Paleontólogo”. Entretanto, essa data não é a reconhecida pela Sociedade Brasileira de Paleontologia.


O que faz um paleontólogo?

Os paleontólogos dedicam-se a estudar os fósseis, que são restos ou evidências de atividade de seres vivos que viveram no passado. Com o estudo dos fósseis, os paleontólogos conseguem compreender como eram os organismos que viveram no passado em nosso planeta e também como era o planeta e as mudanças que ele sofreu ao longo do tempo.

Estudar Paleontologia ajuda na compreensão de como era o planeta no passado
Estudar Paleontologia ajuda na compreensão de como era o planeta no passado

Assim sendo, o paleontólogo, com seu trabalho, contribui para o entendimento da evolução e dos processos de extinção que ocorreram no passado e ajuda a reconstituir a história geológica do planeta. Além disso, a Paleontologia apresenta grande importância econômica. Os microfósseis, por exemplo, são uma ótima ferramenta para correlação e datação das camadas, sendo usados frequentemente pela indústria do petróleo, que precisa saber a idade das rochas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Evidências da evolução


Ramos da Paleontologia

Os paleontólogos podem dedicar-se, por exemplo, ao estudo dos invertebrados que viveram no passado
Os paleontólogos podem dedicar-se, por exemplo, ao estudo dos invertebrados que viveram no passado

Muitas pessoas pensam que o paleontólogo estuda apenas os dinossauros, entretanto, nem todos dedicam-se a essa área. Apesar do estudo dos dinossauros ser fascinante, outras áreas da Paleontologia também são incrivelmente interessantes. Veja alguns dos ramos da Paleontologia:

  • Paleobotânica

  • Paleontologia de Invertebrados

  • Paleontologia de Vertebrados

  • Micropaleontologia

  • Paleoicnologia (estuda icnofósseis, os quais são resultantes da atividade dos seres vivos, como pegadas e escavações)

Leia também: O fim dos dinossauros


Diferença entre Paleontologia e Arqueologia

Muitas pessoas acreditam que o paleontólogo e o arqueólogo possuem a mesma profissão. Entretanto, isso não é verdade. Enquanto o paleontólogo estuda todas as formas de vida extintas, os arqueólogos focam seu trabalho em evidências da presença humana no planeta, analisando, por exemplo, móveis, ferramentas, artesanatos, construções e até ossadas.

Atenção: De maneira geral, os paleontólogos apresentam formação superior em Geologia ou Biologia e mestrado e doutorado voltados para a área.

O paleontólogo preocupa-se com o estudo dos fósseis
O paleontólogo preocupa-se com o estudo dos fósseis
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados