Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Outubro
  4. 17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação

17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação

O Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de outubro e tem por finalidade esclarecer a população sobre a importância da vacina.

No dia 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Graças ao surgimento das vacinas, diversas doenças simplesmente desapareceram da nossa história e muitas outras estão com índices bastante reduzidos de contaminação.

O que são vacinas?

As vacinas são agentes imunizadores produzidos a partir de organismos causadores de doenças, tais como vírus e bactérias, que se encontram enfraquecidos ou mortos. Esses produtos são ingeridos ou injetados no corpo para que o nosso organismo produza anticorpos contra os agentes que compõem a vacina (imunização ativa).

Ao produzir anticorpos, nosso corpo também produz células de memória que guardam a informação sobre o organismos patogênico. Quando somos infectados novamente por esse agente, nosso corpo produz células de defesa rapidamente, impedindo-nos de ficar doentes.

Como a vacina atua como um agente preventivo, ela não cura doenças, devendo ser aplicada antes da contaminação. Após a contaminação, o agente imunizador que deve ser usado é o soro, que é formado por anticorpos previamente produzidos em um outro ser vivo.

Quando a primeira vacina foi criada?

A primeira vacina foi criada em 1796 por Edward Jenner, que conseguiu imunizar um garoto de oito anos contra a varíola. Para isso, Jenner extraiu pus de uma lesão na mão de uma ordenhadora que havia contraído a forma bovina da varíola e inoculou essa secreção em um garoto, que desenvolveu a forma branda da doença. Após quase dois meses, Jenner inoculou no mesmo garoto a secreção retirada de uma lesão provocada pela varíola humana. O menino não desenvolveu a doença, pois estava imune. Surgia aí a primeira vacina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando as vacinas chegaram ao Brasil?

A vacina contra a varíola, a primeira criada, chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.

As vacinas podem provocar reações desagradáveis?

Algumas pessoas, após receberem a vacina, desencadeiam algumas reações, mas elas são normalmente transitórias e não causam danos graves ao organismo. Entre os principais problemas relatados, destacam-se febre, vermelhidão, dor no local e cansaço.

O que é o Programa Nacional de Imunizações?

O Programa Nacional de Imunizações, também chamado de PNI, é um programa do Ministério da Saúde que garante imunização para a população brasileira. Criado em 1973, o PNI tem traçado uma história de conquistas, destacando-se a erradicação do sarampo e eliminação do tétano neonatal, além da manutenção da erradicação da poliomielite.

Quais vacinas são oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde?

Atualmente são distribuídas gratuitamente 25 vacinas pelo Ministério da Saúde, destacando-se:

  • Vacina contra tuberculose (BCG)

  • Vacina oral contra poliomielite

  • Vacina contra difteria, tétano, coqueluche e meningite (Vacina Tetravalente)

  • Vacina contra sarampo, rubéola e caxumba (Tríplice Viral)

  • Vacina contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora (Tetra Viral)

  • Vacina contra hepatite B

  • Vacina contra febre amarela

  • Vacina contra HPV

  • Vacina contra gripe

  • Vacina contra pneumonia

A vacina é importante para a prevenção contra doenças virais e bacterianas
A vacina é importante para a prevenção contra doenças virais e bacterianas
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assuntos Relacionados