Atletismo

Em 09 de outubro é comemorado o dia do atletismo, uma modalidade esportiva onde são praticados: maratonas, marchas, corridas, saltos e arremessos.

As corridas são as provas mais comuns, pois são muito divulgadas pelos meios televisivos. Além disso, o Brasil possui grandes atletas na modalidade, como Adhemar Ferreira da Silva, João Carlos de Oliveira (o João do pulo), Joaquim Cruz, Zeca Barbosa, Robson Caetano, Maurren Maggi, Keila Costa, Jadel Gregório e outros.

Os maiores eventos esportivos dessas disputas são os jogos olímpicos, realizados de quatro em quatro anos; os jogos Pan-Americanos, de dois em dois anos, e os mundiais que acontecem a cada ano, com disputas acirradas, de onde saem grandes campeões.

As provas atléticas são realizadas em estádios, com pistas próprias para as provas. Dentre elas podemos destacar salto em altura, salto em distância, arremesso de dardos, arremesso de peso, cem metros rasos, quatrocentos metros, revezamento quatro por quatrocentos, oitocentos metros, mil metros, maratona de 42 quilômetros e várias outras.

O atletismo no Brasil tem uma história bem recente, sendo que as primeiras competições estão registradas por volta de 1910. A partir da década de oitenta foi que os investimentos na área começaram a melhorar, mas as modalidades ainda são muito desvalorizadas, encontrando muitas dificuldades para conseguir patrocinadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Através da corrida de São Silvestre, realizada todos os anos em São Paulo, o esporte popularizou-se no país. O evento tornou-se uma prova mundial, sendo realizada no dia 31 de dezembro.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi criada em 1977, desvinculando-se da CBD (Confederação Brasileira de Desporto), mantendo suas instalações no Rio de Janeiro, estando hoje em Manaus.

O Brasil já possui importantes recordes nas modalidades atléticas, sendo que nos últimos anos temos o destaque de Maurrem Maggi, recordista pan-americana no salto em distância, com a marca de 7,26m, sendo também campeã nas Olimpíadas de Pequim em 2008, com a distância de 7,04m, uma das vitórias mais emocionantes, uma vez que era provocada pela russa Tatiana Lebedeva, campeã olímpica em Athenas.

Outro destaque brasileiro, da última década, é Jadel Gregório, que disputa a prova de salto triplo. Jadel é o atual recordista sul-americano da modalidade, tendo atingido a marca de 17,90m, quebrando o recorde de João do Pulo (17,89) após 23 anos.

Maurrem Maggi e Jadel Gregório – Recordistas pan-americanos
Maurrem Maggi e Jadel Gregório – Recordistas pan-americanos
Publicado por: Jussara Barros

Assuntos Relacionados