Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Corpus Christi

Corpus Christi

Corpus Christi é uma festa que faz parte do calendário católico desde o século XIII e foi criada com o intuito de celebrar a realização do sacramento da eucaristia.

Corpus Christi
Na data de Corpus Christi, celebra-se o sacramento da eucaristia. Essa comemoração surgiu no século XIII

Corpus Christi é uma festa que faz parte das tradições da Igreja Católica desde a criação da celebração no século XIII. Atualmente, a data de Corpus Christi é um dos onze feriados nacionais estabelecidos no nosso país e é obrigatoriamente comemorado em uma quinta-feira. Nessa data, celebra-se o sacramento da eucaristia, um dos principais elementos do catolicismo. Algumas práticas da festa aqui no Brasil foram herdadas dos portugueses ainda durante a colonização.

O que se comemora em Corpus Christi?

A expressão Corpus Christi vem do latim. Traduzindo para o português, significa “Corpo de Cristo”. Assim como o nome sugere, a festa foi criada em referência ao sacramento da eucaristia. Esse sacramento é realizado como forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo e nele é consumido um pedaço de pão, símbolo do corpo de Cristo, e ingerido um pouco de vinho, símbolo do sangue de Cristo.

O sacramento da eucaristia acontece em referência à Última Ceia e à ordem de Cristo de consumir pão e vinho em sua memória. Os católicos acreditam que, durante a eucaristia, ocorre algo conhecido como transubstanciação, ou seja, que após serem consagrados pelo padre, pão e vinho tornam-se em essência na carne e no sangue de Jesus Cristo.

Corpus Christi é comemorado exatamente 60 dias após a Páscoa e, como já dito, deve acontecer em uma quinta-feira. Essa obrigatoriedade é uma referência à Última Ceia, que aconteceu também em uma quinta. Um marco importante para se definir a data de Corpus Christi é o Domingo da Santíssima Trindade, que acontece oito semanas depois da Páscoa. Na quinta após o Domingo da Santíssima Trindade, é fixada a data de Corpus Christi.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A festa de Corpus Christi é celebrada por católicos e por algumas igrejas anglicanas, mas não faz parte do calendário religioso de cristãos ortodoxos e protestantes.

Qual a origem de Corpus Christi?

A origem de Corpus Christi remete à Europa do século XIII. A festa foi criada de maneira oficial durante o pontificado do papa Urbano IV em 1264. A criação da festa foi resultado da influência dos relatos feitos por Juliana de Mont Cornillon, uma freira que nasceu próximo da cidade de Liège, localizada na Bélgica, em 1193.

Os relatos acerca da vida de Juliana contam que ela afirmava ter tido visões e sonhos que ela considerava ser mensagens enviadas por Deus. Segundo os relatos, Juliana havia entendido suas visões como uma mensagem divina para que a eucaristia recebesse uma festa que comemorasse esse sacramento de maneira apropriada.

Os relatos de Juliana influenciaram, a princípio, o bispo da diocese de Liège, chamado Roberto de Thourotte. Ele ordenou para 1247 a realização de uma festa em homenagem à eucaristia. Thourotte nunca presenciou a festa, pois faleceu antes de sua realização. Os relatos de Juliana também impactaram outra pessoa da diocese de Liège: o arcediago Jacques Pantaleon.

Pouco mais de dez anos depois o arcediago Jacques Pantaleon foi entronizado papa sob o nome de Urbano IV e ficou conhecido como o responsável por oficializar a festa no calendário católico. A festa teve pouca repercussão a princípio, mas foi ganhando importância entre os católicos ao longo da história.

Assuntos Relacionados