Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Março
  4. 08 de março – Dia Internacional da Mulher

08 de março – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 08 de março, data que está relacionada com um acontecimento que ocorreu na Rússia czarista no ano da Revolução Bolchevique, 1917.

O Dia da Mulher é celebrado em 08 de março desde as primeiras décadas do século XX
O Dia da Mulher é celebrado em 08 de março desde as primeiras décadas do século XX

Como surgiu a data?

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em vários países em 08 de março. Essa data tornou-se um consenso entre os movimentos feministas do início do século XX, ligados ao comunismo internacional. Isso aconteceu porque, no dia 08 de março de 1917 – mesmo ano da Revolução Bolchevique na Rússia –, houve uma greve geral de milhares de operárias russas que recebeu o apoio de operários do mesmo país ligados à indústria pesada, como a metalurgia. A exemplaridade dessa greve tornou-se tão notória à época que as feministas tomaram tal data com referência para suas bandeiras ideológicas.

Veja também: O que é feminismo?

Influência do socialismo no Dia da Mulher

Entretanto, alguns anos antes, uma “data específica para as mulheres” já havia sido sugerida no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, que foi realizado em Copenhague, em 1910. A sugestão partiu de Clara Zetkin, então ligada ao Partido Social-Democrata da Alemanha, que disse à comunista russa Alexandra Kollotai, também participante do evento, da necessidade de um Dia Internacional da Mulher. Apesar de feita a sugestão, não houve de imediato um consenso sobre qual seria o melhor dia.

A tragédia na fábrica de New York

No ano seguinte, em 1911, houve na cidade de New York uma tragédia na fábrica Triangle Shirtwaist Company. No dia 25 de março, 125 mulheres e 21 homens morreram carbonizados no interior da fábrica. A causa do incêndio foi as péssimas condições das instalações elétricas combinadas com materiais que compunham a estrutura física da fábrica e que aceleraram o incêndio, como madeira seca e tecidos. Outro fator que contribuiu para a tragédia foi a ação dos dirigentes da fábrica de trancar os funcionários no galpão de serviço com correntes e cadeados. Essa ação tinha em vista impedir os constantes motins e greves que eram realizados na época.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acesse também: População feminina no Brasil

O incêndio da Triangle fez com que o dia 25 de março se tornasse símbolo para as mulheres, sobretudo nos Estados Unidos, dada a quantidade de operárias mortas no local. Durante alguns anos, nesse dia (25 de março), celebrou-se o Dia Internacional da Mulher. No entanto, a greve das operárias de 8 de março na Rússia, nas vésperas da Revolução, acabou por se tornar o ícone das manifestações feministas, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, quando outras bandeiras do feminismo (revolução sexual inclusa) passaram a ser associadas à luta por direitos trabalhistas, etc.

Assuntos Relacionados