Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Março
  4. 21 de março - Dia Internacional das Florestas

21 de março - Dia Internacional das Florestas

“O Dia Internacional das Florestas foi criado com o objetivo de conscientizar toda a população a respeito da importância dos ecossistemas florestais.”

As florestas são áreas extremamente importantes para o meio ambiente e para a economia de uma região. Delas retiramos matéria-prima para a construção de móveis e imóveis, alimento e até mesmo compostos importantes para a fabricação de medicamentos. Além disso, essas áreas previnem deslizamentos de terra, servem de lar para uma variedade de espécies, relacionam-se com o regime de chuvas, conservam recursos hídricos e o solo e armazenam carbono.

Entretanto, mesmo sabendo da importância das florestas, os homens continuam destruindo esses ambientes. Diante da necessidade de ações de proteção dessas áreas, criou-se o Dia Internacional das Florestas, uma data para promover conscientização a respeito dos ecossistemas florestais e estimular a criação de medidas de conservação desses locais.

Definição de Floresta

Denominamos de florestas vegetações que se destacam pela grande quantidade de plantas lenhosas e com copas de árvores que se tocam no alto, formando o que chamamos de dossel. Essa definição, por ser muito simples e não englobar uma série de situações, não é a mais adequada para a criação de medidas de preservação. Sendo assim, definições formais foram criadas a fim de fornecer embasamento para a criação de normas.

Uma das definições mais importantes de floresta é a proposta pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo a FAO, uma floresta é uma “área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A criação do Dia Internacional das Florestas

Em 1971, a FAO criou o Dia Mundial das Florestas com o objetivo de gerar conscientização a respeito da importância dos ecossistemas florestais. A data escolhida foi 21 de março, uma data que marcava o primeiro dia da primavera nos países do hemisfério norte.

Posteriormente, em 2012, foi aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas uma resolução que instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, uma forma de comemorar a data globalmente. A partir dessa resolução, ficou estabelecido que o Secretariado passaria a organizar, em conjunto com os governantes, as comemorações dessa data.

Curiosidades sobre as florestas

Segundo as Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO):

  • As bacias hidrográficas e as zonas úmidas florestadas fornecem 75% da água doce acessível do mundo;

  • A mudança climática está alterando o papel das florestas na regulação dos fluxos de água e influenciando a disponibilidade de recursos hídricos;

  • Cerca de um terço das maiores cidades do mundo obtém uma quantidade significativa da sua água potável diretamente de áreas protegidas florestadas;

  • As florestas são filtros de água naturais.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
O Dia Internacional das Florestas é comemorado em 21 de março
O Dia Internacional das Florestas é comemorado em 21 de março

Assuntos Relacionados