Whatsapp icon Whatsapp

21 de março - Dia Internacional das Florestas

No 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas, uma data voltada para a conscientização sobre a importância das florestas para o nosso planeta. Denominamos de florestas, popularmente, as vegetações que se destacam pela grande quantidade de árvores com copas que se tocam no alto, formando o que chamamos de dossel.

As florestas são áreas extremamente importantes para o meio ambiente e para a economia de uma região. Delas retiramos matéria-prima para a construção de móveis e imóveis, alimentos e até mesmo compostos importantes para a fabricação de medicamentos. Além disso, essas áreas previnem deslizamentos de terra, servem de lar para uma imensa variedade de espécies, relacionam-se com os regimes de chuvas, conservam recursos hídricos e o solo, e armazenam carbono.

Entretanto, apesar de conhecer a importância das florestas, os homens continuam desmatando e destruindo esses ambientes tão importantes.

As florestas são áreas de abrigo para inúmeras espécies.
As florestas são áreas de abrigo para inúmeras espécies.

A criação do Dia Internacional das Florestas

Em 1971, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) criou o Dia Mundial das Florestas com o objetivo de conscientizar a respeito da importância dos ecossistemas florestais. A data escolhida foi 21 de março, que marca o primeiro dia da primavera nos países do hemisfério norte.

Posteriormente, em 2012, foi aprovada, na Assembleia Geral das Nações Unidas, uma resolução que instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas. A partir de então, ficou estabelecido que o secretariado passaria a organizar, com os governantes, as comemorações dessa data.

Leia também: Amazônia – a região de maior biodiversidade do planeta

Importância das florestas

Os ambientes florestais apresentam grande importância econômica e ecológica. No que diz respeito ao primeiro caso, podemos destacar a grande quantidade de matéria-prima que as florestas fornecem. Delas retiramos, por exemplo, madeira, celulose e carvão vegetal, que constitui uma importante fonte de energia. Além disso, retiramos alimentos e muitas substâncias utilizadas na indústria farmacêutica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto ao segundo caso, podemos destacar que as florestas abrigam uma grande quantidade de espécies, muitas delas encontradas exclusivamente nessas regiões. Além disso, elas atuam regulando o regime de chuva, uma vez que liberam grandes quantidades de vapor d'água por evapotranspiração.

Leia também: Aquecimento global e a biodiversidade

Ainda, as árvores da floresta são importantes no controle das erosões e no sequestro de carbono. Essa última função diz respeito ao fato de que as plantas são capazes de retirar gás carbônico da atmosfera e utilizar esse carbono no seu desenvolvimento e crescimento. Não podemos esquecer-nos de que, nas florestas, encontramos grandes bacias hidrográficas, responsáveis pelo fornecimento de água potável.

O perigo da destruição das florestas

O desmatamento causa uma série de prejuízos ambientais, como alterações nos regimes de chuva.
O desmatamento causa uma série de prejuízos ambientais, como alterações nos regimes de chuva.

As florestas são importantes ecossistemas que se relacionam, por exemplo, com a regulação do clima, o ciclo das chuvas, a prevenção contra erosões, além de serem locais com grande biodiversidade. A sua destruição relaciona-se, portanto, com a morte de várias espécies e a vários outros problemas ambientais.

Quando as árvores das florestas são cortadas, a água das chuvas pode rapidamente afetar o solo daquela região, dando início a processos de erosão. Além disso, o sedimento pode ser levado pelas chuvas para os rios, causando, por exemplo, seu assoreamento.

Não podemos esquecer-nos também de que a degradação das florestas é responsável por liberar grande quantidade de gás carbônico, o que pode contribuir para as mudanças climáticas. Com o desmatamento, o regime de chuvas também é afetado, uma vez que a umidade é reduzida nesses locais.

Ainda, ao destruir-se as florestas, retira-se o sustento de muitas populações. Segundo a FAO, mais de um bilhão de pessoas dependem diretamente das florestas para alimentação, abrigo, energia e renda.

Leia também: Por que devemos preocupar-nos com as mudanças climáticas?

Curiosidades sobre as florestas

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO):

  • Bacias hidrográficas e zonas úmidas florestadas fornecem 75% da água doce acessível do mundo;

  • A mudança climática está alterando o papel das florestas na regulação dos fluxos de água e influenciando a disponibilidade de recursos hídricos;

  • Cerca de 90% das maiores cidades do mundo obtêm uma quantidade significativa da sua água potável diretamente de bacias hidrográficas em áreas florestadas;

  • Florestas são filtros de águas naturais;

  • Florestas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre do mundo;

  • A biodiversidade está sob séria ameça de desmatamento, degradação florestal e mudanças climáticas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

10 de março – Dia do Telefone
Fique sabendo por que o Dia do Telefone é celebrado em 10 de março e que papel teve o imperador do Brasil, D. Pedro II, na história desse aparelho.
17 de julho - Dia do Protetor da Floresta
Saiba mais sobre a origem do Dia do Protetor da Floresta e aprenda um pouco mais sobre o mito do Curupira.
Aquecimento global e a biodiversidade
Entenda a relação entre o aquecimento global e a biodiversidade e conheça alguns exemplos de como as mudanças climáticas podem afetar os seres vivos.
Fauna e flora da Floresta Amazônica
Conheça mais sobre a fauna e flora da Floresta Amazônica clicando aqui! Neste texto abordaremos uma série de espécies encontradas nessa importante floresta tropical.
Floresta Amazônica
Saiba quais são as principais características geográficas da Floresta Amazônica. Veja detalhes sobre a importância dessa vegetação florestal para o ambiente global.
Floresta Caducifólia
Você sabe o que é uma floresta caducifólia ou floresta temperada? Clique e descubra!
Floresta tropical
Saiba quais são as principais características das florestas tropicais. Veja detalhes sobre sua fauna e flora. Confira outros aspectos geográficos dessas florestas.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
ONU (Organização das Nações Unidas)
Clique aqui e entenda o que é a ONU (Organização das Nações Unidas). Conheça sua função e seus principais objetivos.
Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
Saiba por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas e como suas consequências têm afetado o mundo, colocando em risco à existência de muitas espécies.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.